O ISCAL promove atividades que visam transformações de ordem social, económica e cultural.
Como instituições dinâmicas e milenárias as Instituições de Ensino Superior, coração da economia do conhecimento, que superou guerras, revoluções e numerosas transformações que atravessaram toda a história humana, deve saber uma coisa ou duas sobre sustentabilidade. Afinal, foram elas o motor do desenvolvimento e do progresso da humanidade desde os condutores de calor às descobertas mais recentes sobre as células estaminais e o genoma humano, só para dar um exemplo dos mais relevantes.
A academia sempre foi motor de grandes transformações sociais, o local certo onde se podem encontrar as soluções corretas para as questões da comunidade, quer seja a nível local ou supranacional.
O ISCAL, através da Biblioteca, e de acordo com a sua missão e visão, orienta a sua ação por um conjunto de princípios que promovem as boas práticas, tais como a igualdade, diversidade e inclusão, na prossecução de um Serviço Público eficiente e com qualidade, que tem em conta o interesse público, a comunidade e os cidadãos para uma sociedade mais e justa e solidária. São valores do ISCAL, entre outros, a abertura e participação na sociedade e a responsabilidade social.
É neste enquadramento que, preocupado com o desenvolvimento sustentável das pessoas e da comunidade onde está inserido, o ISCAL promove atividades que visam transformações de ordem social, económica e cultural. Assim, tendo como pano de fundo, a Agenda 2030 - os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), serão organizadas diversas ações e seminários sobre a temática.
As ações terão uma periocidade mensal, correspondendo cada mês a um dos ODS, durante o período de atividade escolar, e serão moderadas por um docente do ISCAL.
Seminários - Um ODS por mês
ODS6 – Água potável e Saneamento
ODS13 – Ação Climática (Alterações climáticas)
ODS14 – Proteger a vida marítima
ODS11- Cidades e Comunidades Sustentáveis
ODS15 – Proteger a vida terrestre
ODS12 – Consumo e produção responsáveis
ODS16 – Paz, Justiça e instituições eficazes
ODS8 - Trabalho Digno e Crescimento Económico
ODS9 – Indústria, Inovação e infraestruturas
ODS17 – Parcerias para a implementação de objetivos
ODS10 – Reduzir as desigualdades
Organização
Biblioteca do ISCAL
Consultores científicos
O que são os ODS?
Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) representam uma prioridade global, fazendo parte da Agenda 2030 assinada por mais de 190 países, necessitam da intervenção de todos os atores sociais, desde as instituições governamentais até à sociedade civil. São prioridades e aspirações globais para 2030 e requerem um esforço à escala mundial de governos, empresas e sociedade civil para erradicar a pobreza e criar uma vida com dignidade e oportunidades para todos, dentro das capacidades do nosso planeta.
Os objetivos tocam grandes áreas de intervenção. As pessoas - luta pela erradicação da pobreza e da fome, promoção da dignidade e da igualdade, realização pessoal e progresso económico e social; o Planeta – medidas de sustentabilidade sobre o consumo e produção, combate às alterações climáticas e apelo à boa gestão dos recursos naturais; a Paz – pugnar por sociedades mais justas e inclusivas, livres do medo e da violência; e Parcerias – criação de laços transversais para em conjunto trabalhar em prol dos mais vulneráveis.