O próximo seminário dedicado à iniciativa Um ODS por mês, sobre o Objetivo nº 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, será online no dia 10 de dezembro às 15h30. "Tornar as cidades e os povoamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis é a meta almejada”, faz parte de um conjunto de metas a alcançar até 2030.
O seminário conta com as seguintes participações:
-
- Catarina Selada | Directora de Departamento - CEiiA
- Maria Luísa Silva | Investigadora / Universidade de Évora
- Vivian Blaso | Investigadora / Universidade de São Paulo, Brasil
Moderador: Professor Pedro Pinheiro - ISCAL
ID da Reunião: 862 7677 0480
Senha: 332148
O planeamento urbano deve ter em conta as aspirações das comunidades e criar condições de segurança, garantindo o acesso à cultural, aos espaços verdes e não menos importante, a habitação de qualidade.
Por outro lado, torna-se necessário que as populações possam usufruir de uma rede de transportes públicos mais acessível e próxima das pessoas. Em 2019, só 50% da população mundial tinha acesso a transportes públicos de qualidade e de proximidade.
Deste modo, construir e transformar as cidades e comunidades humanas mais saudáveis para todos, num espaço onde todos possam prosperar em harmonia e bem-estar, implica reduzir a poluição do ar, cujo aumento nas cidades foi de 24% em 2018, causou a morte a 4,5 milhões de pessoas, só em 2016.
Implica proteger o património cultural e natural, de forma a minimizar os efeitos devastadores das alterações climáticas e que requer um esforço comum a todos os níveis, desde o local ao mundial. Daí que a necessidade apoiar os países menos desenvolvidos, faça parte da agenda que está em cima da mesa.