Passar para o conteúdo principal
Nome
Filipe Inteiro
Submetido por ffinteiro a 14 May 2020
ODS14 - Seminário "Proteger a vida marinha
ods14

[20 de maio de 2020 .:. 15h30 .:. online]

O próximo seminário dedicado à iniciativa Um ODS por mês, sobre o Objectivo nº 14 - Proteger a vida marinha, será online no dia 20 de maio às 15h30. "Conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos, para o desenvolvimento sustentável.”, faz parte de um conjunto de metas a alcançar até 2030.

O seminário conta com as seguintes participações:

    • Ana Matias - Bióloga Marinha / Sciaena*
    • Rita Sá | Bióloga Marinha / ANP/WWF**

Moderador: Professor Ricardo Barradas - ISCAL

 

A participação está sujeita a inscrição, uma vez que o número de vagas é limitado.

A famosa fotografia da Terra, The Blue Marble, tirada a 7 de Dezembro de 1972, pela tripulação da missão Apollo 17, para além da beleza que é a nossa casa comum, mostra-nos também que ¾ do planeta, 99% do espaço vital em volume, são cobertos pelos oceanos, que representam 97% da água existente na Terra.

Desde a aurora da humanidade, o ser humano usufrui dos recursos que a natureza lhe dá. Relativamente aos oceanos não é diferente. Como maior fonte de proteína do mundo, os oceanos servem mais de 3 bilhões de pessoas e são o seu meio de subsistência. Estima-se que, globalmente, o valor de mercado dos recursos provenientes da actividade marítima ascendam a cerca de 5% do PIB global, num valor estimado em 2,34 triliões de euros por ano. 

O Mar é também a casa comum de quase 200.000 espécies conhecidas, mas os cientistas acreditam que os números reais podem estar na casa dos milhões.

Como maior ecossistema do planeta, os oceanos também nos protegem dos impactos do aquecimento global absorvendo cerca de 30% do dióxido de carbono produzido pelos seres humanos. Seja através da nossa profissão, dos alimentos que ingerimos, da energia que utilizamos ou do ar que respiramos, todos nós estamos dependentes dos oceanos. Porém, a saúde dos oceanos está a deteriorar-se. O mais recente relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas é claro nas suas conclusões: as alterações climáticas tornaram os oceanos mais quentes, mais ácidos e menos produtivos. Daí que seja da maior importância sensibilizar e educar os cidadãos para que se adoptem comportamentos responsáveis no que toca ao consumo e à gestão dos seus recursos. É necessário reverter esta situação e agir.

 

*Sciaena - Associação de Ciências Marinhas e Cooperação

** ANP - Associação Natureza Portugal | WWF - World Wide Fund for Nature