[20 de fevereiro de 2020 .:. 15h30 .:. ISCAL, Auditório 2]
O próximo seminário dedicado à iniciativa Um ODS por mês, sobre o Objectivo nº 2 - Erradicar a Fome, terá lugar no dia 20 de Fevereiro. Uma das metas a alcançar até 2030 é “Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.”
O seminário conta com as seguintes participações:
-
- João Paulo Belo Valente – Médico veterinário, empresário e dirigente associativo
- Carlos de Jesus – Refood
- Jade Freire – Investigadora na FCSH
Moderador: Professor Jorge Rodrigues - ISCAL
Cartaz - ODS2 - Seminário "Erradicar a Fome"
Com a degradação dos solos, das florestas e da biodiversidade é chegado o momento de pensarmos no modo como nos alimentamos, que tipo de consumo devemos fazer.
Torna-se necessário uma mudança de paradigma no modo como gerimos os nossos recursos de modo a podermos dar resposta ao flagelo da fome que, em 2017, atingia 821 milhões de pessoas, prevendo-se que em 2050 o número de pessoas atingidas seja de 2 biliões.
A má gestão e o desperdício afectam o desenvolvimento das comunidades mais pobres. A má nutrição é responsável por quase metade (45%) das mortes das crianças que morrem com menos de 5 anos, um valor que atinge 3.1 milhão de crianças todos os anos.
Mais dramático é o número de crianças que sofreram de má nutrição em 2018, 149 milhões crianças com menos de 5 anos - 22% da população mundial com menos de 5 anos. No mundo rural o sustento dado pela terra já não chega obrigando à emigração de homens e mulheres que até à data viviam da agricultura. As boas práticas na agricultura, pesca e exploração dos solos podem fornecer alimentação para todos, promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento dos meios rurais e protegendo a natureza.