O próximo seminário dedicado à iniciativa Um ODS por mês, sobre o Objetivo nº 12 - Consumo e produção sustentáveis, será online e presencial na sala 5.6 no dia 6 de abril às 20h. “Reduzir para metade o desperdício de alimentos per capita a nível mundial, de retalho e do consumidor, e reduzir os desperdícios de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo os que ocorrem pós-colheita”, faz parte de um conjunto de metas a alcançar até 2030.
O seminário conta com as seguintes participações:
-
Miguel Ribeirinho – Corporate affairs da Delta
-
Heitor Oliveira - Coordenador do Serviço de Alimentação SAS IPL
Moderador: Professor Fernando Miguel Seabra - ISCAL
ID da reunião: 876 9452 6708
Senha: 713074
No espaço de quase duas décadas a nossa pegada ecológico aumentou quase 70%, valor em parte resultante do consumo de mais de 1 milhão de bebidas em garrafas de plástico, por minuto, e dos cerca de 5 trilhões de sacos de plásticos lançados ao mar.
Globalmente, segundo o Relatório para 2021 das Nações Unidas, o consumo doméstico aumentou 40%, entre 2000 e 2017, em quase todo o mundo, exceto na América do Norte, Austrália, Europa e Nova Zelândia, o que revela que as medidas implementadas para a proteção do ambiente são pouco eficazes, quando a sua aplicação não é uniforme e global.
É urgente uma mudança de padrões de consumo e produção, pré-requisito para enfrentar as crises globais, incluindo as alterações climáticas, perda de biodiversidade e poluição. Apesar da tendência positiva no desenvolvimento de instrumentos e estratégias destinadas a apoiar esta mudança, até 2020, das 700 políticas anunciadas apenas 424 foram implementadas, sendo a maioria, 374 na Europa e América do Norte.
O caminho a percorrer requer novas abordagens que visem reduzir ou eliminar os resíduos e a poluição, favorecendo a economia circular, dando espaço para a urgente regeneração do planeta e dos seus recursos naturais.
SAS SUSTENTÁVEL: Boas Práticas no Instituto Politécnico de Lisboa
Vê aqui o evento: