No âmbito do Voluntariado para a promoção de competências de literacia financeira, digital e cidadania, junto da comunidade sénior do Centro Dia Rainha D. Maria I da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), estudantes, docentes e a Diretora de Serviços do Iscal levaram a cabo várias ações.
Na quarta sessão, que decorreu no dia 20 de novembro, discutiu-se a importância da educação financeira para a população sénior.
Nesta iniciativa foram abordados assuntos como a gestão da reforma; contas bancárias e (ciber)segurança; fundo de garantia bancário - riscos associados; ativos financeiros e não financeiros; onde e como investir. Foi ainda organizado um jogo sobre segurança nos investimentos com os utentes.
Quanto à quinta sessão, no dia 11 de dezembro, deram a conhecer o Estatuto do Maior Acompanhado no Código Civil Português e na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Esta ação foi importante para promover o conhecimento do regime do maior acompanhado, esclarecendo os utentes do Centro de Dia quanto aos direitos e deveres dos acompanhados, bem como as funções do acompanhante designado, destacando a importância de preservar a independência e a participação ativa dos idosos na sociedade e enfatizando o equilíbrio entre proteção e respeito à autodeterminação. Foi também referida a influência da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência na legislação nacional. O programa da formação incluiu explicações práticas sobre como solicitar o regime de acompanhamento no tribunal, os critérios para nomeação de um acompanhante ou exemplos de situações em que o acompanhamento pode ser necessário.
Já na sexta sessão, que aconteceu no dia 18 de dezembro, abordaram a temática da Literacia Digital para a terceira idade.
Na ação debateram os riscos associados ao uso do telemóvel e da internet, nomeadamente, WhatsApp, SMS, navegação na Internet e redes sociais, com o objetivo de ajudar os idosos a usar as tecnologias digitais com mais confiança e segurança, prevenindo riscos e promovendo a literacia digital.
Durante a ação, foram apresentados os principais riscos, como técnicas de phishing através de mensagens de texto, links fraudulentos, roubo de dados e exposição indevida em redes sociais. Os participantes aprenderam a identificar sinais de fraudes, proteger informações pessoais e ajustar configurações de privacidade nos telemóveis com a ajuda dos estudantes.
Além disso, foram realizadas atividades práticas para explorar funcionalidades úteis e seguras das plataformas, como bloquear contatos e evitar downloads suspeitos. A iniciativa promoveu um ambiente de partilha, onde os idosos esclareceram dúvidas e adquiriram conhecimentos para uma navegação mais consciente e protegida no mundo digital.
A comunidade sénior participou ativamente nas várias sessões, tendo tido a oportunidade de adquirir conhecimentos, desenvolver competências e esclarecer dúvidas. Este tipo de interação entre os estudantes do ISCAL e a comunidade revela-se crucial no combate à exclusão social e essencial para o esclarecimento de aspetos importantes do dia-a-dia dos cidadãos.
Parabenizamos os 27 estudantes das Licenciaturas de Solicitadoria e de Gestão e os docentes Vítor Baptista, Jorge Tiago Barra, Ana Paula Sequeira, Cecília Martins, Marlene Mendes, Fernando Rodrigues que prontamente responderam ao desafio lançado pela coordenadora do voluntariado do ISCAL, Sílvia Ferreira, demonstrando notável dedicação e espírito altruísta no desenvolvimento do projeto. Manifestamos igualmente a nossa gratidão aos utentes do Centro de Dia, cuja participação foi marcada por empenho e entusiasmo nas ações realizadas.
Estas ações contribuíram para os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS):
01 | Erradicar a pobreza
04 | Educação de qualidade
10 | Reduzir as desigualdades
17 | Parcerias para a implementação dos objetivos