O Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) foi palco de mais uma edição das Jornadas Pedagógicas, um evento marcado pela reflexão e pelo debate sobre os desafios e oportunidades do ensino superior.
A sessão de abertura contou com a presença do Presidente do Politécnico de Lisboa, António Belo, o Presidente do ISCAL, Pedro Pinheiro e a Presidente do Conselho Pedagógico do ISCAL, Carla Martinho.
O Presidente do Politécnico de Lisboa, António Belo, deu as boas-vindas aos participantes, sublinhando o simbolismo deste evento no início do seu mandato. Recordou a importância das jornadas pedagógicas na evolução do ensino superior e destacou a necessidade de tornar o ensino mais dinâmico e inovador. “Um dos objetivos para esta presidência é trabalhar conjuntamente com as escolas para inovar e tornar o ensino mais competitivo”, afirmou. O Presidente salientou ainda a importância da colaboração entre instituições para garantir um ensino mais eficaz e adaptado às exigências da sociedade atual.
Pedro Pinheiro, Presidente do ISCAL, reforçou a importância do evento, sublinhando que as Jornadas Pedagógicas são um espaço de debate essencial para a evolução do ensino, destacando ainda o papel dos estudantes como agentes ativos na aprendizagem. “Os professores podem mudar as metodologias, os tópicos e a abordagem ao ensino, mas se os estudantes não participarem ativamente e não se envolverem no processo, a transformação será limitada”, referiu. Pedro Pinheiro apelou aos estudantes o questionamento e a troca de ideias como formas de enriquecer o ensino.
Já a Presidente do Conselho Pedagógico do ISCAL, Carla Martinho, abordou a necessidade de equilibrar a tradição com a inovação no ensino superior. Sublinhou que os desafios atuais exigem novas competências e metodologias, incluindo o uso de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial. “A continuidade da formação dos docentes é essencial, seja na área pedagógica ou no uso de novas tecnologias”, afirmou. A docente reforçou o esforço conjunto de toda a equipa organizadora para a concretização do evento.
A Vice-Presidente do IPL, Cristina Borges, abriu a sessão abordando o tema “Modelo pedagógico: oportunidades e desafios no ensino superior”. Cristina Borges destacou a importância de um modelo pedagógico estruturado, que responda às necessidades das Unidades Orgânicas e dos estudantes. O modelo implementado no Politécnico de Lisboa foi um dos pontos centrais da sua intervenção, promovendo um ensino mais flexível, adaptado às novas realidades académicas e profissionais. “Gostava que fizéssemos aqui hoje uma reflexão sobre o que é e para que é que serve o modelo pedagógico e o que ele reflete nas nossas Unidades Orgânicas”, referiu.
Paula Gomes dos Santos, docente do ISCAL, subiu ao palco para falar sobre o uso do ChatGPT no ensino e na profissão de contabilidade, juntamente com o professor Fábio Albuquerque. Paula Gomes dos Santos destacou que, embora a ferramenta possa trazer inovação, deve ser utilizada com discernimento. Mencionou que o ChatGPT tem evoluído significativamente, especialmente em questões mais complexas. “As conclusões do ChatGPT 3.5 já são diferentes das do ChatGPT 4, e isso é algo a ter em conta, pois a velocidade da evolução é difícil de acompanhar”, afirmou.
A docente aproveitou a sessão para mostrar um exemplo: um teste onde o ChatGPT foi usado para responder a questões de um exame para a Ordem dos Contabilistas. O desempenho foi bom em questões simples, mas houve dificuldade em questões que exigem espírito crítico. “O ChatGPT tem dificuldades em tarefas que exigem um julgamento mais complexo, mas pode ser muito eficiente em tarefas repetitivas”, explicou.
A professora concluiu que o ChatGPT, até ao momento, pode ser útil para tarefas repetitivas e como uma ferramenta auxiliar, mas não deve substituir o julgamento profissional.
Depois, o docente Fábio Albuquerque realizou um teste em direto, conversando por áudio com o ChatGPT. Durante a interação, fez várias questões ao sistema, começando com a seguinte: “Gostava que nos dissesse quais são as potenciais limitações do uso do ChatGPT nos estudos desta área.” A resposta fornecida pelo ChatGPT focou nas limitações da ferramenta em compreender contextos específicos e na falta de capacidade de julgamento profissional.
Fábio Albuquerque continuou com outra questão: “Gostava de saber se conhece estudos que têm sido desenvolvidos por dois professores do ISCAL, Fábio Albuquerque e Paula Gomes dos Santos, nesta área?” O ChatGPT respondeu mostrando alguns dos trabalhos realizados pelos dois docentes.
Por fim, o docente questionou ainda: “Gostava de saber as principais conclusões desses estudos.”
Após este momento, seguiu-se um debate sobre as Experiências Pedagógicas Inovadoras no ISCAL, moderado pela Professora Maria Albertina Rodrigues, docente da área departamental de Contabilidade e Auditoria. Este painel contou com a participação de vários docentes de diferentes áreas departamentais, que partilharam as suas experiências e reflexões sobre as inovações pedagógicas implementadas na instituição.
O Professor Orlando Gomes, docente da área de Economia, iniciou o debate abordando a implementação do COIL (Collaborative Online International Learning) nas unidades curriculares de Economia Internacional. De acordo com o docente, o COIL é uma iniciativa de fácil implementação, que se baseia na criação de uma ponte entre professores de diferentes faculdades e países, possibilitando a colaboração internacional. “O COIL é muito fácil de desenvolver e a única coisa de que necessita é que se estabeleça uma ponte entre professores de diferentes faculdades de diferentes países, numa lógica internacional”, afirmou Orlando Gomes.
Esta metodologia permite que os alunos trabalhem em projetos colaborativos com estudantes de outras partes do mundo, promovendo a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de competências interculturais. O docente falou ainda sobre a designação do Core - um manual online utilizado na unidade curricular de macroeconomia.
A Professora Maria Luísa Silva, docente da área de Gestão, abordou o tema “Ética e responsabilidade social: um contributo para a formação de líderes para o desenvolvimento sustentável”. A professora explicou que na sua unidade curricular começou a trabalhar para perceber a perceção dos estudantes sobre ética e responsabilidade social, com o objetivo de melhorar os conteúdos programáticos e alinhá-los com as necessidades do mercado de trabalho e da sociedade.
O Professor Luís Miguel Gonçalves, da área de Finanças, partilhou a sua experiência sobre as tecnologias em Finanças, destacando o impacto da Inteligência Artificial (IA), automação e análise preditiva - explicou como essas ferramentas estão a transformar a área financeira. O docente enfatizou também a importância da adaptação contínua ao mercado, com reestruturações periódicas e uma resposta ágil às mudanças.
A Professora Carla Martinho, docente da área de Matemática, falou sobre a metodologia ativa no Moodle no ensino da Matemática, destacando a importância do trabalho colaborativo - explicou como a plataforma Moodle permite a integração de ferramentas que facilitam a colaboração entre os estudantes, promovendo uma aprendizagem mais interativa e participativa.
A professora partilhou também alguns testemunhos de estudantes que utilizaram esta metodologia, evidenciando os benefícios nas atividades propostas.
O Professor João Valadas, da área de Direito, partilhou a experiência de sala de aula – desde a utilização das variadas plataformas que existem dentro da Inteligência Artificial, mas especialmente da ROAS - Plataforma de registo online de atos dos solicitadores. "A plataforma vai registar tudo aquilo que eu faço no percurso da minha vida académica enquanto estudante de solicitadoria". João Valadas apresentou várias formações que abordam todas estas questões em termos pedagógicos e falou da forma como também os docentes são avaliados pelos seus alunos pela sua forma de leccionar as unidades curriculares.
A Professora Margarida Piteira, docente da área de Ciências da Informação e da Comunicação, falou sobre as experiências pedagógicas inovadoras no ISCAL e em como tornar as aulas de licenciatura mais apelativas. A Professora apresentou um projeto que envolvia a leitura de um livro, seguida da redação de uma recensão escrita e discussão das mesmas. O projeto incluía as seguintes etapas: Distribuição dos capítulos do livro por grupo; Elaboração de um poster sobre o conteúdo lido; Exposição e apresentação dos posters pelos grupos; Seleção do melhor poster; Cerimónia de atribuição dos certificados aos vencedores.
Este formato envolvente e criativo foi uma maneira de tornar as aulas mais dinâmicas e interativas, promovendo a colaboração e a comunicação entre os estudantes, além de estimular o pensamento crítico e a criatividade.
Por fim, o Professor Rui Almeida, da área de Contabilidade e Auditoria, e o docente Rui Domingos abordaram a utilização da inteligência artificial na resolução de trabalhos em Contabilidade, focando-se nas implicações e benefícios dessa tecnologia no processo de aprendizagem.
Rui Domingos apresentou dados sobre a opinião dos estudantes em relação à utilização da IA, destacando tanto os aspetos positivos como os menos bons.
As Jornadas Pedagógicas chegaram ao fim com o agradecimento da Vice-Presidente Ana Alice Pedro a todos os presentes, destacando a importância da colaboração entre docentes, alunos e instituições para o avanço contínuo do ensino superior.

Acede aqui ao álbum fotográfico das Jornadas Pedagógicas: