A 13 de outubro, data em que se assinala o Dia Internacional da Prevenção das Catástrofes Naturais, realizou-se em vários locais do país, a 12.ª edição do GIRO (GRACE. Intervir. Recuperar. Organizar).
O GIRO é uma ação promovida pelo GRACE (Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial), entidade com a qual o ISCAL tem um protocolo de colaboração.
O ISCAL, através de um conjunto de voluntários, participou nesta iniciativa nacional de voluntariado corporativo. Tendo a equipa do ISCAL, constituída por seis elementos entre alunos e funcionários docentes e não docentes, intervindo na ação que aconteceu na Serra de Sintra.
Dado que a proliferação descontrolada de espécies invasoras constitui uma forte ameaça aos habitats naturais e ao ordenamento florestal, bem como facilita a propagação de incêndios, a ação dos voluntários consistiu no arranque manual das espécies jovens invasoras lenhosas. Sendo que o arranque manual destas espécies, enquanto jovens e ainda não produziram semente, é a única forma de garantir a sua erradicação a longo prazo.
Para além da equipa do ISCAL, que dedicou um dia de trabalho/aulas a uma causa de interesse público, participaram também na ação de Sintra do GIRO equipas das diversas entidades que integram o GRACE.