Submetido por ffinteiro a 15 October 2024
ISCAL colabora pelo terceiro ano consecutivo com TIAS Business School em caso de estudo
  • Data: 15 Out 2024

O ISCAL, em colaboração com a Câmara de Comércio Portugal-Holanda, participou, pelo terceiro ano consecutivo, num projeto destinado aos estudantes finalistas do Executive Master of Management in Education da TIAS Business School, ligada à Universidade de Tilburg, nos Países Baixos. Esta instituição, internacionalmente acreditada pela AACSB - Association to Advance Collegiate Schools of Business e classificada entre as melhores do ranking do Financial Times, oferece um ambiente de excelência académica e colaboração internacional que reforça a sua reputação global.

tias

Este ano, o case-study proposto pelo ISCAL destacou-se ao focar na importância das soft skills no desenvolvimento de profissionais completos e preparados para enfrentar os desafios do mercado laboral contemporâneo. As soft skills, como a comunicação eficaz, a resolução de problemas, o trabalho em equipa e a liderança, são cada vez mais reconhecidas como competências essenciais para o sucesso no contexto profissional. Este tipo de colaboração internacional oferece um palco ideal para a discussão em torno deste tipo de competências, permitindo que a comunidade académica não só reflita sobre as práticas e desafios da sua própria instituição, mas também interajam com colegas de diferentes culturas e contextos. Ao promover essa interação, o ISCAL facilita o crescimento pessoal e profissional dos seus estudantes, docentes e não docentes, ao mesmo tempo que alinha a sua estratégia educacional com as exigências globais do mercado.

tias

Para uma Instituição de Ensino Superior (IES), a promoção de soft skills através de iniciativas colaborativas como esta é essencial. Além de fortalecer a ligação entre o mundo académico e o empresarial, permite que os estudantes adquiram uma compreensão mais profunda da importância da agilidade institucional e do engagement com os stakeholders. No contexto deste projeto, foram realizadas várias apresentações e dinâmicas de grupo, onde foram discutidos aspetos organizacionais, e os resultados foram discutidos em conjunto. A participação ativa de cerca de duas dezenas de convidados, docentes, não docentes e estudantes do ISCAL foi fundamental para enriquecer o debate, sublinhando a relevância destas competências no ensino superior. Este tipo de colaboração não só facilita a internacionalização, mas também promove o desenvolvimento de profissionais mais preparados, flexíveis e capazes de responder às exigências do mercado laboral atual.