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Nome
Liliana Goncalves
Submetido por lcgoncalves a 9 September 2024
ISCAL arranca novo ano letivo com cerimónia na OCC
  • Data: 09 Set 2024

Ontem, dia 9 de setembro, teve lugar a cerimónia de abertura do novo ano letivo do ISCAL (Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa), que decorreu no auditório da Ordem dos Contabilistas Certificados pelas 11h15. O evento contou com a presença da presidência, docentes, estudantes e funcionários do instituto.

Pedro Pinheiro, presidente do ISCAL, inaugurou a sessão com uma mensagem de motivação para os estudantes, sublinhando a importância do esforço e dedicação necessários para os próximos anos. O presidente elogiou os novos estudantes pela conquista de uma vaga no ISCAL, destacando a crescente competitividade da instituição, que se posiciona hoje como uma referência no ensino superior em Portugal.“O ISCAL é uma instituição que compete com as melhores do país. Conseguir entrar aqui é um feito notável, e vocês devem orgulhar-se disso”, afirmou Pedro Pinheiro, salientando que, em média, cada vaga é disputada por seis candidatos, o que evidencia a reputação da instituição.

 

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No seu discurso, o presidente refletiu sobre os desafios da geração atual, a qual descreveu como altamente tecnológica e imediatista. “Vocês são uma geração muito conectada, mas é importante não perder a interação humana. O ensino superior não é apenas sobre notas, mas também sobre construir relações e criar memórias”, alertou.

Pedro Pinheiro encorajou os novos estudantes a tirarem o máximo proveito das oportunidades oferecidas pelo ISCAL, que vão muito além do currículo académico e referiu a importância da Associação de Estudantes, dos projetos de voluntariado, do programa de Mentoria e de outras atividades extracurriculares como parte integrante de uma experiência académica enriquecedora.

 

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O representante da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), João Pedro, subiu ao palco para destacar a sólida parceria entre a Ordem e o ISCAL. “Vocês estão a ingressar numa das melhores instituições do país para se formarem como contabilistas certificados”, afirmou, salientando que o ISCAL é uma referência na formação desta área.

 

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João Pedro mencionou ainda as recentes mudanças nas regras de acesso à profissão, agora mais simplificadas, mas igualmente rigorosas. “Ser contabilista certificado exige ética, competência e uma responsabilidade acrescida. É uma profissão que está a tornar-se cada vez mais atrativa, especialmente com os avanços tecnológicos que tornam o trabalho mais dinâmico e interessante”, explicou. “Esta semana, batemos o recorde de 4.800 candidatos a contabilistas certificados, o que demonstra a vitalidade da profissão”, acrescentou.

Manuel Machado, presidente da Associação de Estudantes, também deu as boas-vindas aos novos estudantes e aproveitou o momento para reforçar a importância de aproveitar o tempo no ISCAL. “Aqui, terão a oportunidade de expandir os vossos horizontes, explorar novas ideias e desenvolver as vossas capacidades”, afirmou, destacando o papel da Associação em ajudar os alunos a adaptarem-se e a tirar o melhor proveito da sua experiência académica.
Manuel apelou também aos estudantes para que se envolvessem nas várias iniciativas disponíveis, como atividades desportivas, eventos culturais e festas, frisando que “o ensino superior não é só sobre estudar, é também sobre fazer amizades e criar memórias que durarão uma vida”.

 

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Um dos vice-presidentes do instituto, professor José Luís Silva, também teve um papel relevante ao dirigir algumas palavras a quem inicia agora o seu percurso académico.

O docente focou a sua intervenção, em particular, na ideia de enfrentar desafios com determinação e resiliência. “O ISCAL oferece-vos uma oportunidade única de aprofundar os vossos conhecimentos, descobrir novas áreas de interesse e conviver com pessoas que partilham a mesma vontade de evoluir e fazer a diferença”, afirmou. Num tom prático e encorajador, o professor lançou o desafio aos alunos de "fazer o difícil parecer fácil", salientando que é dessa superação que surgem os maiores benefícios académicos e pessoais.

 

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José Luís Silva terminou com um apelo aos estudantes: “Estudem muito, divirtam-se também, porque ambas as partes são fundamentais para o vosso crescimento”. Reforçou a importância de traçar objetivos claros durante o percurso académico e pediu aos alunos que aproveitassem ao máximo os recursos e oportunidades oferecidos pelo ISCAL.

Ana Alice Pedro, vice-presidente do ISCAL, também interveio, moderando uma conversa com os diretores de curso ou os seus representantes.

 

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A docente começou por dar as boas-vindas e sublinhou a importância de não só desenvolverem competências académicas, mas também de fortalecerem as relações humanas ao longo do percurso académico. “Vocês estão cá para desenvolver não só competências científicas e técnicas, mas também para aprofundar as vossas relações humanas com os vossos colegas, professores e até funcionários”, afirmou.

Ana Alice Pedro aproveitou ainda para apresentar algumas das iniciativas que o ISCAL oferece, destacando o projeto da Mentoria e o recém-iniciado projeto de voluntariado. “Este ano vamos iniciar o projeto de voluntariado, através do qual poderão contribuir para a comunidade que envolve o ISCAL. Estejam atentos aos grupos, há muitas formas de se integrarem na escola e de fazerem a diferença”, incentivou.

 

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Num momento mais descontraído, a professora passou a palavra aos diretores de curso, pedindo-lhes para partilharem as suas experiências e aquilo que gostariam de ter ouvido quando ingressaram no ensino superior. “A ideia é que façam uma apresentação mais empática para com os novos alunos, e partilhem o que gostariam que vos tivesse sido dito quando começaram o vosso curso”, explicou Ana Alice Pedro, dando um tom mais pessoal e acessível à sessão.

A professora fez questão de salientar a importância de incentivar os estudantes a não se deixarem intimidar pelos desafios que poderão enfrentar em certas disciplinas, referindo que o apoio dos docentes estará sempre disponível. 

O professor Manuel Conchinha, representando o curso de Solicitadoria, começou por partilhar a sua longa experiência no ISCAL, onde está há quase três décadas. “Quando entrei no ISCAL, há 30 anos, não havia esta sessão de boas-vindas. Gostaria que tivesse havido, porque é uma excelente oportunidade para motivar os alunos e prepará-los para o que vão encontrar”, comentou.

 

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Encorajou os estudantes a aproveitarem a proximidade com os docentes, afirmando: “Estamos aqui para vos ajudar. Não hesitem em falar connosco, em expor as vossas dificuldades. O nosso papel é apoiar-vos no que for necessário”.

O professor destacou ainda o ambiente acolhedor e de colaboração que caracteriza o curso e o ISCAL em geral.

Já a docente Ana Dias, também antiga aluna do ISCAL, trouxe a sua perspetiva pessoal. “Sou iscalina de coração e, quando entrei, também não havia uma receção deste género. Se houvesse, teria feito toda a diferença”, afirmou.

 

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Ana Dias aproveitou para destacar as vantagens do edifício do ISCAL, que, embora não seja um campus amplo, oferece oportunidades únicas para os estudantes interagirem. “Muitas vezes, é nas escadas, quando o elevador não funciona, que se conhece alguém que pode dar dicas importantes sobre um professor ou uma cadeira,” disse, com humor. A docente reforçou também a importância de os alunos aproveitarem as atividades extracurriculares, como o programa Erasmus, e de não se limitarem ao estudo formal. “Aproveitem tudo o que a escola tem para oferecer. O ISCAL não é só aulas, é também uma oportunidade de enriquecerem o vosso percurso com experiências internacionais”, incentivou.

Fernando Seabra, responsável pelo curso de Comércio e Negócios Internacionais, partilhou a sua experiência académica com nostalgia. “Quando entrei no ensino superior, não havia internet, nem e-mails. Tínhamos de ir à biblioteca, era uma realidade completamente diferente”, comentou, sorrindo. No entanto, destacou que, independentemente das mudanças tecnológicas, o essencial permanece o mesmo. “O ensino superior é feito de pessoas, de relações humanas. E isso é algo que nunca vai mudar, quer tenhamos papel e caneta ou ecrãs digitais”.

 

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O diretor da licenciatura apelou aos estudantes para que se envolvam em causas e projetos que ultrapassem as disciplinas curriculares. “Um aluno de ensino superior deve ser mais do que alguém que se concentra apenas nas matérias. Abracem causas, desafiem-se, acrescentem algo à nossa sociedade”, afirmou, destacando a abertura do ISCAL para apoiar os alunos em projetos que vão além do plano de estudos.

Catarina Kaizeler, diretora do curso de Contabilidade, no ramo de Administração Pública, começou por partilhar a sua própria entrada no ISCAL, há 31 anos, quando tinha apenas 17 anos. “Entrei muito jovem, mas uma das coisas que aprendi desde cedo foi a não ter pressa. Muitas vezes, queremos que tudo aconteça rápido, mas a experiência académica é para ser vivida com calma”, refletiu.

 

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A professora utilizou uma analogia para reforçar esta ideia, partilhando a sua recente experiência numa viagem de barco. “Vivemos num tempo em que queremos captar tudo em flashes rápidos, mas é importante saborear os momentos. Aproveitem esta experiência para viverem para vocês, e não apenas para os outros”, aconselhou, referindo-se ao papel importante de vivências pessoais que complementam o percurso académico.

Já o docente Francisco Domingos, representante do curso de Contabilidade, no ramo de Fiscalidade, destacando a importância de se envolverem ativamente em todas as vertentes da vida académica. “Aproveitem cada segundo no ISCAL, criem relações interpessoais e participem nas atividades da Associação de Estudantes”, recomendou, reforçando que o tempo passado no ensino superior é muito mais do que assistir a aulas.

 

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Francisco Domingos, com um tom mais leve, brincou sobre a omnipresença dos impostos: “Nós, fiscalistas, costumamos dizer que estamos sempre a pagar impostos, até quando estamos a dormir, porque o frigorífico continua ligado”. 

Por fim, a professora Maria Teresa Esteves, da licenciatura em Gestão, reforçou a importância de aprender para além do conteúdo das aulas. “Na biblioteca, aprendi foco e concentração. Nas aulas, aprendi a escutar e a transformar informação em conhecimento”, partilhou, sublinhando que os estudantes precisam de se empenhar em adquirir competências que os preparem para a vida profissional.

 

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Referiu ainda a importância do trabalho em equipa: “Sozinhos podemos ir mais rápido, mas em grupo temos mais impacto”, afirmou, incentivando os estudantes a colaborarem uns com os outros.

Para terminar, deixou um recado simples: “Divirtam-se. Aproveitem o ensino superior para criar memórias que vão levar convosco para o resto da vida”.

A encerrar o evento, Pedro Pinheiro reiterou o compromisso do ISCAL em proporcionar um ambiente que fomente tanto o crescimento académico como o pessoal dos alunos. Agora é a vossa vez de criar memórias. Aproveitem cada momento, participem nas atividades, envolvam-se com os vossos colegas e definam os vossos objetivos”, aconselhou. “Sejam resilientes, porque nada será fácil, mas acreditem que será recompensador,” disse com convicção.

 

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Referindo-se ao futuro, o presidente deixou claro que o ISCAL proporciona todas as condições para o sucesso. “Vocês estão numa das melhores instituições do país. Temos os melhores professores e um corpo técnico dedicado a apoiar o vosso crescimento. No entanto, o sucesso depende de vocês. Cabe-vos a vocês aproveitar todas as oportunidades que vos são dadas”, desafiou.

 

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Pedro Pinheiro voltou a recordar a importância de os alunos traçarem os seus caminhos e de nunca desistirem dos seus objetivos. “O ensino superior não é uma corrida rápida, mas sim uma maratona. Terão altos e baixos, mas o mais importante é que mantenham o foco e a determinação. O ISCAL está aqui para vos apoiar em cada passo deste percurso”, concluiu.

A cerimónia de abertura marcou o início de mais um ano letivo com grandes desafios e oportunidades para os novos estudantes do ISCAL, que agora têm a missão de continuar a tradição de sucesso da instituição.