O docente do ISCAL, Fernando Rodrigues, esteve na qualidade de Vogal e Orientador, integrado no júri constituído pelo Presidente e Diretor Geral do ISCAM, Professor Doutor Alfeu Vilanculos e pelo Vogal Arguente, Doutor André Ribisse, em provas públicas realizadas no ISCAM no passado dia 9 de agosto de 2024, em representação do IPL/ISCAL conforme protocolo existente.
A apresentação das provas públicas e defesa oral da estudante Artimisa Simões Fernandes Timana, aluna da 2.ª Edição do Mestrado em Auditoria, teve como título “Implementação de um Sistema de Informação de Auditoria alinhado com as normas (ISA) para melhorar a formação em Contabilidade e Auditoria em Moçambique”, teve a presença de diversos convidados, alunos de mestrado de anos anteriores e estudantes que frequentam atualmente a 3.ª Edição do Curso no ISCAM.
A participação de diversos docentes do ISCAL que asseguram aulas em regime presencial tem contribuído para reforçar a estratégia de internacionalização do IPL/ISCAL, reforçar a missão, dar notoriedade à visão que é um elemento fundamental da sua estratégia e identidade organizacional, bem como, consolidar os valores institucionais.
O estudante que frequenta o Mestrado Auditoria no ISCAM, Nélson Solomone, visitou o ISCAL no passado dia 11 de setembro, tendo sido promovida uma sessão presencial com alunos do ISCAL que se encontram em fase de dissertação das turmas 2022/2023 e 2023/2024, sob orientação do Professor Fernando Rodrigues.
A reunião teve como objetivo discutir temas relevantes para as dissertações que se encontram em progresso, sendo o propósito assumir um renovado ponto de situação até final do ano.
O momento alto da sessão ficou registado com a presença do Presidente do ISCAL que fez uma palestra considerada por todos os mestrandos presentes (Foto 3) inspiradora, reforçando que a missão do ISCAL passa por uma clara aposta no protocolo existente com o ISCAM, cumprindo a estratégia de internacionalização definida.
Estando o ISCAM a terminar a 3.ª edição, o Professor Pedro Pinheiro chamou a atenção dos presentes para os elementos considerados críticos que um mestrado deve assegurar, nomeadamente, que cada estudante adquira uma especialização de natureza académica com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais. Neste sentido as orientações necessárias por parte de professores do ISCAL, a produção científica em publicações de reconhecido mérito, são fatores críticos de sucesso que devem assegurar a aquisição de uma especialização de natureza profissional.