O docente do ISCAL, Fernando Rodrigues, marcou apresentações públicas e defesas orais no Auditório 1 e 2 nas passadas terças-feiras, 07.05.2024 e 14.05.2024, com os/as estudantes de Mestrado em Auditoria.
Com o apoio do Gabinete de Relações Públicas, Comunicação e Imagem, os/as estudantes foram convidados/as a responder a questões práticas sobre como se deve começar a desenvolver um Projeto Empresarial Aplicado (PEA).
No âmbito da Unidade Curricular - Auditoria a Sistemas de Informação e Tecnologias Aplicadas (ASITA) e na qualidade de regente, o desafio que o professor colocou aos estudantes teve como objetivo reforçar e garantir uma maior articulação entre a componente teórica e a prática no âmbito da auditoria, uma vez que a maioria dos Alunos já exerce funções diária e regularmente em termos profissionais.
O recente livro da UC ASITA que já se encontra disponível na Reprografia do ISCAL com o ISBN 978-989-35158-4-6, foi o modelo em que os/as estudantes se basearam para a componente pedagógica. A avaliação teve em conta o nível de motivação e sucesso esperado dos/as estudantes, bem como, procurar desde logo garantir o cumprimento integral do programa. Um PEA feito através de trabalhos de grupo tem como objetivos gerais:
- EVIDENCIAR – EM TERMOS DE CONTEÚDO – A RESOLUÇÃO DE UM CASO
- DESENVOLVER UM PROJETO QUE SIMULE UM AMBIENTE REAL
- TER UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE UMA ATIVIDADE PROFISSIONAL EXERCIDA OU AUDITADA
- APRESENTAR E TESTAR EM SALA AS PROPOSTAS E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO FUTURAS
Entende-se por linhas de investigação futuras, aquelas que procuram inovar e solucionar um problema, utilizando recursos informáticos, demonstrando a realidade da auditoria através do saber-fazer, sendo a sua aplicação diferente de um modo convencional já testado, permitindo ao mesmo tempo definir temas para a conclusão do grau de Mestre.
Os Estudantes são estimulados em termos de aprendizagem prática a definir como se aplicam as técnicas e os modelos de referência através de exemplos concretos, em que a dinâmica é o trabalho de equipa, executada através de grupos formalizados.
Os passos necessários para que cada proposta seja bem-sucedida, permitem uma avaliação e discussão entre todos os que assistem de forma livre e espontânea, cujo resultado final das apresentações está sucintamente ilustrado em seguida.
Apresentam-se dois exemplos que foram selecionados das apresentações realizadas.