Decorreu hoje, dia 26 de setembro, no Auditório I do ISCAL, uma palestra dedicada ao Ativismo Académico, organizada pelas GirlUp ISCAL.
O evento contou com a participação de grande parte dos núcleos do ISCAL onde abordaram a importância da envolvência em grupos académicos, quer a nível pessoal como a nível profissional e académico, podendo adquirir soft e hard skills.
A presidente da GirlUp ISCAL e moderadora da palestra, Carolina Ataíde, deu inicio à sessão, onde falou sobre a organização onde está inserida. "Nós existimos desde setembro de 2020, porque sentimos que havia pouca sensibilização para um tema que é tão atual como a Igualdade ou Desigualdade de Género", afirma a jovem.
Carolina deu ainda a conhecer os principais temas que o grupo trata (ex.feminismo, luta racial, ambientalismo) e como funcionam os três departamentos (Design, Comunicação e Eventos).
A apresentação seguinte foi dinamizada pelo Gabinete de Relações Externas e Profissionais, tendo sido o Programa de Mentoria Interpares o principal foco.
"Este é um programa que vai apenas na segunda edição e acreditamos que é uma mais valia para o acolhimento e integração dos novos estudantes", começa por dizer Sónia Vaz. "A Mentoria é um programa institucional promovido pelo Politécnico de Lisboa e inserido em todas as Unidades Orgânicas que consiste numa iniciativa de estudantes para estudantes. Este tem como objetivo o acolhimento dos novos alunos e promover o sucesso académico e desenvolver competências transversais importantes para o mercado de trabalho", continua.
O Gabinete abordou ainda a associação do IPL à plataforma Networkme para fazer a sua inscrição no programa e não quis deixar passar a oportunidade para mencionar a página do Linkedin, Rede Emprego. "Pode parecer um pouco precoce falar-vos desta Rede mas é importante fazer parte da nossa página uma vez que todas as nossas ofertas são colocadas lá", afirma Cândida Godinho.
De seguida, Nikita Jamnadas, deu a conhecer a Management Talks - uma associação composta por estudantes de todos os diferentes cursos do Instituto, que visa a organização de palestras e de eventos ligados à gestão. O seu principal objetivo parte por proporcionar aos estudantes um maior contato com o mundo profissional e diversos oradores representantes de diversas empresas e startups do panorama nacional.
Nikita aproveitou ainda para enunciar os departamentos que fazem parte da organização, sendo eles Departamento Financeiro, Marketing, Relações Externas, Eventos e Formação e Recursos Humanos.
Passando a palavra ao Núcleo de Estudantes de Comércio e Negócios Internacionais (NECNI), José Leitão revelou que o objetivo do grupo era a entreajuda entre colegas do mesmo curso e quais os departamentos que constituem o mesmo.
Já Mariana Almeida, orgão da ISCAL Junior Business Solution, falou de como surgiu a ISCAL JBS, dos quatro departamentos (Recursos humanos, Gestão de Qualidade, Financeiro e o Comercial). "Enquanto organização realizamos serviços reais a empresas reais. O ano passado tivemos a oportunidade de fazer serviço de IRS durante três meses a duas juntas de freguesias, por exemplo. Damos ainda apoio à contabilidade, relatórios de contas, estudos de mercado,...", afirma Mariana.
Seguidamente, estiveram presentes três membros do ISEL Formula Student para dar a conhecer o projeto aos alunos do ISCAL. "O Formula Student foca-se principalmente em dar experiência aos alunos que se focam neste projeto. Isto é, não apenas no ramos da engenharia mas também em todas as soft skills, como por exemplo, pedir patrocínios, arranjar financiamento,...".
Por fim, em nome do ISCAJUDA, esteve presente a docente Maria Albertina que apresentou o projeto de caráter solidário que visa ajudar associações, fazendo a recolha de produtos de acordo com as necessidades atuais das mesmas.
"Este projeto nasceu de um sonho (o meu sonho). Sempre tive muito interesse em potenciar nos alunos iniciativas que não só transmitisse os conteúdos técnicos mas também o gosto por contribuir a deixar a vossa marca na sociedade, na medida que for possível", afirma a docente.