Submetido por lcgoncalves a 27 May 2024
ISCAL presente no 3.º Workshop das Bibliotecas do Ensino Superior
  • Data: 27 Maio 2024

No dia 21 de maio de 2024, a biblioteca do ISCAL esteve presente no 3.º Workshop das Bibliotecas do Ensino Superior, com o tema “Inteligência artificial no Ensino Superior: Linhas de Ação para as Bibliotecas”.

Este workshop foi uma iniciativa do Grupo de Trabalho da BAD de Bibliotecas do Ensino Superior (GT-BES) e decorreu na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.

Este workshop teve como objetivo identificar áreas de atuação que possibilitem aos profissionais de informação atuar neste novo contexto, potenciando os seus serviços; aperfeiçoando os seus produtos e projetos e promovendo entre os utilizadores um uso crítico e ético das ferramentas de IA, nomeadamente através da promoção de competências de literacia em IA.

Este evento contou com a apresentação da Karen Estlund, Diretora das Bibliotecas da Universidade do Estado do Colorado, denominada “Exploring the Potential of AI in Academic Libraries through Powerful and Plausible Scenarios, Dynamic Experiments, and Provocative Opportunities”, onde a mesma apresentou cenários hipotéticos para inclusão da inteligência artificial nas bibliotecas, sendo estes os seguintes: cenário 1: Democratizing AI; cenário 2: Technocratic AI; cenário 3: Divisive AI e cenário 4: Autonomous AI.

1

Após a apresentação da Karen Estlund, seguiu-se uma mesa redonda sobre a Inteligência artificial e as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior conduzida por Pedro Príncipe, da Universidade do Minho, e Daniel Alves, docente na NOVA FCSH.

De seguida foi possível participar em laboratórios de ferramentas de Inteligência Artificial com as seguintes temáticas: Serviços de pesquisa com tecnologia de IA – Ricardo Basílio, FCT-FCCN;  Assistentes para a descoberta de informação & revisão da literatura – Diana Silva, Universidade de Aveiro; Elaboração de vídeos e criação de imagens – Thiago Cunha, NOVA FCSH;  Assistentes para análise e síntese de conteúdo – Teresa Oliveira Ramos, FEUP e  Chatbots & Voicebots para serviços de atendimento – Marta Lopes, Universidade do Minho.

1

Durante a tarde foram realizadas sessões paralelas para definição de estratégias e linhas de ação para as BES em Portugal, sendo a primeira sobre Incorporação da Inteligência Artificial nos serviços e sistemas de valor acrescentado das bibliotecas e a segunda sobre Literacia da Inteligência Artificial no Ensino Superior: ações, parcerias, ferramentas e competências essenciais para as Bibliotecas.

Em suma, foram abordadas as implicações do uso de IA generativa na construção do conhecimento no ensino superior; as ações que as Bibliotecas do Ensino Superior podem desenvolver para promover competências de literacia em IA na sua comunidade; a aplicabilidade da IA a serviços prestados pelas bibliotecas do ensino superior; as competências que os profissionais das bibliotecas devem ter no domínio da IA; a dimensão ética do uso de ferramentas de IA e por último as estratégias de colaboração nas instituições de ensino superior para lidarem com os desafios da IA no ensino, aprendizagem e investigação.