Passar para o conteúdo principal
Nome
Liliana Goncalves
Submetido por lcgoncalves a 23 May 2024
ISCAL celebra 265 anos de história com benção dos finalistas
  • Data: 23 Maio 2024

O Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) celebrou no domingo, dia 19 de maio, 265 anos. As comemorações tiveram lugar no campus do Politécnico de Lisboa (IPL), em Benfica – onde decorreu a Benção dos Finalistas

O evento organizado pela instituição juntamente com a Associação de Estudantes do ISCAL e a Federação Académica do IPL (FAIPL), teve início pelas 15h, com a intervenção da Tuna Iscalina

“Boa tarde a todos. Vamos fazer uma pequena celebração da benção. Vamos escutar algumas leituras e depois pedimos a benção para estes finalistas, rezar por eles, pelo mundo inteiro”, iniciou o padre Nuno Amador, Diretor do Setor da Pastoral Universitária de Lisboa.  

“Creio que este é um dia bonito para vos convidar a pensar numa coisa que hoje gostassem de agradecer por estes anos que viveram de estudo e uma que gostassem de pedir para a vossa vida nesta passagem “, convidou o sacerdote.

Para padre Nuno Amador, “às vezes queremos encher a vida com muitas coisas rápidas, fáceis, com fogo de artificio, mas que deixam pouco no coração”. E aconselha: “Se queres uma vida cheia, põe a render o teu talento (...), aquilo que tu és”. “Queridos finalistas, se queremos a vida cheia, a vida com sentido, não prendamos a vida. Partilhemos a vida, partilhemos o que temos e o que somos.”, continuou.  

“Hoje vamos benzer não só as fitas, mas as pessoas, porque estas são o mais importante do mundo. Para nos lembrarmos de uma coisa muito maior: cada um de vós é uma benção para o mundo”, disse. 

O sacerdote terminou o seu discurso pedindo que cada um tenha uma vida cheia, com muito sentido. “Desejo que o que quer que façam a seguir possa ser integrado no que é uma vida cheia”. 

 

1

 

A cerimónia seguiu com a intervenção de Anabela Graça, pró-Presidente para a Saúde do Politécnico de Lisboa, que representou a instituição e que dirigiu as suas primeiras palavras aos finalistas – começando por os felicitar “pelo trabalho, esforço, dedicação”.

“Finalistas, o futuro será aquilo que vocês quiserem. Será aquilo para o que trabalharam. Espero, como foi há pouco dito, que seja um futuro cheio - de coração cheio”. 

A pró-presidente quis ainda deixar algumas palavras aos familiares dos estudantes.  

“Pais, estão certamente a viver um momento ambíguo - de grande felicidade, de dever cumprido, por estar terminada uma etapa tão desejada, por estar cumprida mais uma das vossas missões enquanto pais, mas também é o momento de uma nova ansiedade”, afirmou. 

Anabela Graça aproveitou o momento para deixar um conselho a todos os estudantes presentes: “Coloquem em tudo o que façam, as doses certas de paixão, de humildade, de persistência, de responsabilidade, de generosidade, de gratidão e de boa relação com o outro e, assim, certamente conseguirão concretizar todos os vossos sonhos. O vosso contributo será decisivo para termos um país com futuro. Vocês são os agentes impulsionadores da inovação, criatividade e crescimento de um país que é de todos nós e que esperamos cada vez melhor”. 

“Acredito que a preparação que obtiveram no ISCAL e o vosso empenho serão determinantes para o vosso sucesso. A importância de aprendermos é tanto maior quanto mais nos capacitar para participarmos da construção de um futuro para todos e principalmente neste momento num mundo de paz. Um mundo onde possamos todos ser felizes”, terminou. 

 

1

 

Pedro Pinheiro, presidente do ISCAL, iniciou o seu discurso solicitando que fizessem muito barulho – nas suas palavras, “o oposto de que vos peço em sala de aula”.

Pedindo palmas para os finalistas, Pedro Pinheiro também não quis deixar de demonstrar o seu carinho e respeito pelos familiares presentes. “Aqui - atrás de todos estes finalistas - estão aquelas pessoas que de uma forma ou de outra são importantes para vocês, porque senão não estavam aqui. São aquelas pessoas que, em muitos casos, deram tudo aquilo que tinham e que não tinham para que vocês pudessem estar aqui hoje. São aquelas que se esforçaram e que nos momentos que nem vocês acreditavam que era possível chegar aqui, vos disseram sempre para não desistir. São aquelas pessoas que tiveram que abdicar de parte da vida delas para que vocês pudessem estar aqui”, referiu.
Aos finalistas, o presidente solicitou “que se pusessem todos de pé (...), que se virassem de costas para mim e que dessem uma grande salva de palmas às pessoas que estão ali e que vos permitiram estar aqui hoje”.

Num ambiente afetuoso, o Presidente acabou por contar um pouco da sua história no instituto e de como este dia (de aniversário) também era importante para si e para toda a equipa que torna o ISCAL, “a instituição que é reconhecida como sendo uma instituição de valor”, agradecendo toda a entrega demonstrada ao longo destes anos. 

“Não seria possível desenvolver a missão da instituição se não tivéssemos todo um conjunto de pessoas dedicadas e que fazem o melhor que podem todos os dias. Temos que ter a capacidade de perceber que toda a gente que faz aquilo que nós chamamos, muitas vezes, a família ISCAL faz o melhor que pode todos os dias. Falamos das pessoas que trabalham na cantina, dos vigilantes, falamos dos serviços de apoio, falamos dos professores, falamos dos órgãos, todos em conjunto estão aqui para vos proporcionar a melhor experiência possível”, diz.

Pedro Pinheiro destacou: “O importante desta vossa passagem, destes vossos três anos, é terem tido a capacidade de se desenvolverem. É terem tido a capacidade de terem conseguido criar memórias. Estou seguro de que isso foi conseguido e que vocês continuarão a permitir que a imagem do ISCAL possa perdurar por mais 100 anos”.

 

1

 

Por sua vez, o presidente da Associação de Estudantes, Manuel Machado, começou por parabenizar a Instituição pelos 265 anos e todos os que fazem parte desta família, nomeadamente os finalistas, a quem felicitou pelo concluir desta etapa. 

“Hoje, celebramos aquilo que para vocês foi um grande desafio. Com toda a vossa persistência, dedicação e empenho, e, claro, com animação pelo meio, finalizaram um ciclo das vossas vidas e em breve irão iniciar outro. Com todas as minhas certezas, acredito que estarão preparados para o que vier, pois acima de tudo são iscalinos”, referiu.

Da sua parte, garante: “Nunca se esqueçam que o bom filho acaba de tornar e ao lado esquerdo, a Associação, estará sempre com as portas abertas para vos acolher”.

 

1

 

Entre as músicas tocadas pela Tuna Iscalina estão a Balada dos Estudantes (original), Afonso, Zacarias. 

 

1

 

O evento seguiu com a entrega de diplomas aos finalistas das cinco licenciaturas – Comércio e Negócios Internacionais, Solicitadoria, Finanças Empresariais, Contabilidade e Administração, Gestão.

Em primeiro lugar, subiu a palco o diretor do curso de Comércio e Negócios Internacionais, Fernando Seabra, que aproveitou o momento para felicitar todos os presentes e deixar uma nota: “Foi um percurso de três anos em que todos trabalhámos muito, mas chegamos ao final com o sentimento de dever cumprido, tanto da vossa parte como da nossa e, portanto, é um dia de felicidade, para celebrarmos, para comemorarmos”. 

O professor referiu ainda que “Como última recomendação enquanto vosso professor, sempre que tiverem um momento difícil - com certeza terão - relembrem os momentos difíceis que tiveram e a forma como os ultrapassaram. Lembrem sempre que foram alunos do ISCAL”. 

 

1

 

Seguiu-se o diretor da licenciatura em Solicitadoria, Carlos Nunes, que mencionou as palavras “orgulho”, “dificuldades” e “confiança”. 

“Naturalmente, orgulho no ISCAL. Aprendi com um professor que aquilo que perdura merece respeito e o ISCAL mais do que respeito merece admiração, porque tem provado ao longo deste tempo o seu valor”, começou por dizer. 

“Depois, gostaria de desejar a eles, finalistas, muitas dificuldades. Eu sei que todos desejam sucesso, trabalho, mas eu desejo que eles tenham muitas dificuldades, porque não há nada de maior valor na vida do que uma dificuldade que nós conseguimos superar. E este nosso curso existe exatamente para que eles pudessem aprender a superar as dificuldades deles e dos outros”, continuou o docente. 

“Em terceiro e último lugar, a palavra das palavras mais importantes, é confiança. Confiar três anos de vida não é uma coisa de somenos. Confiar três anos é um ato de fé como nós ouvimos hoje”, concluiu Carlos Nunes. 

 

1

 

Maria Carlos Annes foi a terceira docente a entregar os diplomas aos estudantes. 

A diretora da licenciatura em Finanças Empresariais, que se fez acompanhar pelo subdiretor, Luís Miguel Gonçalves, considera os finalistas “os vitoriosos” e mostra-se orgulhosa de todo o percurso de cada um deles. 

“Sei que vocês vão ser ótimos profissionais e sei que também podem sempre contar comigo e com a equipa de Finanças para qualquer necessidade que tenham. No fundo, há sempre uma pequena tristeza porque se vão embora, mas é só mais uma etapa. Próximas etapas, sejam elas o mestrado, seja um trabalho, sabem que nós estamos sempre aqui para vocês”, afirmou a docente.

 

1
 

A diretora da licenciatura em Contabilidade e Administração, ramo de Contabilidade, iniciou o seu discurso, em tom de brincadeira, ao afirmar que os seus alunos eram “os melhores da casa”.

Ana Dias aproveitou a ocasião para agradecer a toda a estrutura familiar que permitiu aos finalistas terminarem com sucesso este ciclo. “Por todos os fins-de-semana roubados, por todos os feriados perdidos, eu gostava muito de agradecer ao sistema de apoio dos alunos. Muito obrigada aos pais, aos tios, aos avós, aos padrinhos, a quem tem toda esta capacidade de apoiar e de fazer com que os nossos alunos concluam esta etapa tão importante do seu percurso académico”.

 

1

 

Clotilde Palma subiu a palco para a entrega dos diplomas aos estudantes do ramo de Fiscalidade, juntamente com o docente Jesuíno Alcântara Martins.

“Queria dar os parabéns ao ISCAL, que hoje é dia de aniversário do ISCAL, mas antes demais dar os parabéns a todos aqueles que hoje aqui estão. Obviamente, em primeiro lugar, a todos os alunos do ISCAL. Para todas as famílias e amigos, um cumprimento muito especial e desejo que durante a vossa vida profissional e pessoal tenham os maiores êxitos”, realçou a docente.  

 

1

 

Por fim, João Rita, subdiretor da licenciatura em Gestão, que se fez acompanhar pela docente Maria Teresa Esteves, aquando a entrega dos diplomas aos finalistas do curso, sublinhou o orgulho que sentiu ao longo dos últimos anos a ver o crescimento de cada estudante.

"A nossa área de Gestão é dinâmica e repleta de oportunidades. Com as competências que adquiriram estão preparados para um mundo em constante mudança. Aprenderam não só teorias e conceitos, mas também que o verdadeiro líder é aquele que inspira e motiva, que age com integridade e que se preocupa com o bem-estar de todos", disse o docente.

João Rita deixa um apelo aos recém-licenciados: "Agora ao entrarem no mercado de trabalho, lembrem-se também de que a aprendizagem não termina aqui, continuem a buscar conhecimento, a questionar e a inovar. O sucesso não é o destino, mas também é uma jornada contínua de crescimento e evolução.Tenho a certeza de que farão diferença neste mundo. Não se esqueçam também do muito que conquistaram, e vão conquistar, se deve ao apoio e sacrifício das vossas próprias famílias. Desejamos a todos muito sucesso e muita felicidade nas vossas futuras carreiras profissionais e também pessoais".

 

1

 

A cerimónia da Benção das Fitas 2023/2024 contou com a presença de cerca de 3000 pessoas – estudantes, familiares, docentes, funcionários. 

Reportagem fotográfica disponível aqui.