Submetido por lcgoncalves a 26 June 2024
Estudantes da Licenciatura em Gestão apresentam trabalhos sobre os ODS
  • Data: 26 Jun 2024

No âmbito da avaliação de conhecimentos da unidade curricular de Gestão de Recursos Humanos da Licenciatura em Gestão em colaboração com o projeto ECO - ESCOLAS do ISCAL foi proposto aos estudantes que realizassem um trabalho em grupo, subordinado a uma lista de temas considerados relevantes e atuais para a gestão de recursos humanos.

Foi sugerido que de forma facultativa relacionassem as conclusões do trabalho com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), referindo os desafios ou contributos que o tema coloca para a sua concretização.

No total, aderiram à sugestão 29 estudantes.

TESTEMUNHOS:

“Segundo o nosso estudo e avaliação dos anteriores documentos, foi possível fazer ligação maioritariamente, com o objetivo 9 de desenvolvimento sustentável (ODS). As novas tecnologias de informação e a inteligência artificial têm desempenhado um papel vital na transformação e modernização dos processos utilizados em todas as áreas das empresas, como tal, promovem a inovação e estimulam um desenvolvimento de infraestruturas mais sustentáveis e eficientes.”

“A diversidade e inclusão nas organizações não são apenas uma questão de responsabilidade social, mas também uma estratégia inteligente para proporcionar e impulsionar o sucesso e a sustentabilidade a longo prazo. Ao adotar uma abordagem proativa para promover os valores de inclusão e diversidade, as empresas não estão somente a fortalecer a sua posição no mercado, mas também contribuem para uma alteração de mentalidades, forçando os seus concorrentes a seguir os seus passos e, assim, estarem na vanguarda de questões sociais e serem um local de excelência para trabalhar e onde os seus colaboradores se vão sentir realizados, com claros benefícios de recrutamento, seleção e retenção de talento.”

“É imperativo reconhecer que o desenvolvimento tecnológico, se não for bem gerido, pode contribuir para um retrocesso nos objetivos de desenvolvimento sustentável, nomeadamente ODS 8 e 16. A automação e a IA podem resultar na perda de empregos, exacerbando as desigualdades socioeconómicas. A utilização inadequada de algoritmos de IA pode perpetuar tendências discriminatórias, violar a privacidade e pôr em causa a autonomia das pessoas, comprometendo assim os princípios de justiça e instituições eficazes. Portanto, é crucial abordar os desafios éticos, promover a transparência e garantir uma utilização responsável da tecnologia para evitar retrocessos no avanço rumo a esses objetivos."

"O BAO quer apostar em ações estruturantes que possam ter resultados visíveis ao nível da melhoria da saúde pública."