Passar para o conteúdo principal
Nome
Liliana Goncalves
Submetido por lcgoncalves a 2 October 2024
ISCAL melhora infraestruturas com apoio do PRR
  • Data: 02 Out 2024

O Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) tem passado por uma série de intervenções significativas de modernização, financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objetivo de melhorar as suas infraestruturas e proporcionar melhores condições a estudantes, docentes e funcionários.

Entre as principais obras realizadas, destaca-se a renovação dos principais auditórios da instituição. Paralelamente, foi criado um novo auditório ( Auditório 3) no primeiro piso, aumentando assim a capacidade de espaços de ensino e eventos. As casas de banho nos pisos 0 e -1 também foram alvo de uma renovação total, proporcionando melhores condições de conforto e higiene.

 

1

 

A nível tecnológico, a instituição passou por uma remodelação da sua rede "wi-fi", que agora conta com cablagem de fibra ótica e novos pontos de acesso, garantindo uma cobertura de internet mais eficiente em todo o edifício. Além disso, foi implementado um sistema de Q.Track TV Corporate, que irá facilitar a comunicação institucional interna através de monitores espalhados pelo edíficio.

Os pisos 1, 2 e 3 foram remodelados integralmente e houve ainda uma intervenção nas escadas de acesso à cave e aos serviços académicos, com a substituição do revestimento em linóleo. Além disso, houve uma intervenção para melhoria do funcionamento dos elevadores.

 

1

 

O sistema de segurança contra incêndios também foi reforçado, com a instalação de novas portas corta-fogo no piso -1, o que aumenta significativamente a segurança de todos os que utilizam o edifício.

No que diz respeito à sustentabilidade e conforto, foram adquiridos secadores de mãos para todos os WC's e foi renovado o mobiliário nos espaços exteriores, nomeadamente no pátio do piso 0 e no terraço do piso 1.

 

1

 

Além disso, as salas de aula passaram a dispor de estores novos, garantindo melhor conforto térmico dentro das salas de aula e consequentemente, redução do consumo de eletricidade e dos gases libertados para a atmosfera.

Estas intervenções fazem parte de um esforço mais amplo de modernização e melhoria das instalações do ISCAL, que não se limita às obras financiadas pelo PRR. Simultaneamente, decorre também uma obra de melhoria do Sistema Automático de Deteção de Incêndios, que está a ser realizada sem recurso a verbas do PRR.

 

1

 

No geral, estas obras visam transformar o ISCAL numa instituição mais moderna, sustentável, segura e funcional, proporcionando um ambiente de ensino de maior qualidade para toda a sua comunidade académica, enquanto se aguarda a Resolução de Conselho de Ministros que proceda à autorização de abertura de procedimento para a construção do novo edifício do ISCAL.

 

Plano de Recuperação e Resiliência, República Portuguesa e Financiado pela União Europeia