Ricardo está no ISCAL há 28 anos. Entrou a 2 de novembro de 1994, por recibos verdes. “Na altura o meu pai era Vice-Presidente do ISCAL e, pela falta de pessoal na Informática, entrei para o Instituto juntamente com mais três colegas”, conta-nos o iscalino.
Foi a sua primeira função, no entanto passou ainda por mais três serviços: Serviços Académicos (1996-2000), Recursos Humanos e Serviços Financeiros (2000-2006). Mais tarde, volta para o Gabinete de Informática. Nos Serviços Académicos, Ricardo tratava das inscrições, das turmas, dos lançamentos de notas de livros para as fichas e vigilâncias enquanto nos Recursos humanos fazia os cálculos de vencimentos, os mapas de ADSE e ajudas de custo. Já nos Serviços financeiros fazia contabilidade analítica.
De todas as tarefas, destaca as que desempenha no gabinete de Informática, uma vez que considera serem, para si, o “tipo de tarefas mais aliciante e tem mais a ver com o meu tipo de formação”. Desde apoio às matrículas a mapas das vigilâncias, processo de preparação da escolha de turmas e carregamento da distribuição de serviço docente, são variadas as suas funções neste serviço.
Quanto aos pontos fortes do Instituto, o funcionário afirma: “A componente humana do ISCAL e a localização, uma vez que é fácil chegar até cá. Esses são para mim, os pontos altos”. Ricardo Matos diz que o ISCAL está muito diferente desde que iniciou o seu percurso cá e afirma que o número de alunos quase duplicou enquanto o número de funcionários diminuiu quase 50%.
Destaca ainda a melhoria dos equipamentos informáticos nos últimos anos. As melhores recordações que o Instituto lhe traz são os convívios que teve a oportunidade de participar e define o ISCAL como “bons tempos”.
NEWSLETTER Número 10 OUTUBRO 2022