Submetido por lcgoncalves a 17 June 2024
CNI | Cerimónia de assinatura de protocolos de formação de curta duração com Ordem dos Despachantes Oficiais
  • Data: 17 Jun 2024

A 12 de junho teve lugar, na sede da Ordem dos Despachantes Oficiais, em Lisboa, a cerimónia de assinatura dos protocolos de formação de curta duração promovidos pela licenciatura em Comércio e Negócios Internacionais e a Ordem dos Despachantes Oficiais.
Pelo terceiro ano consecutivo um conjunto de estudantes da licenciatura em Comércio e Negócios Internacionais do ISCAL vão efetuar um período de formação prática de curta duração em empresas de despachantes oficiais.

Este ano o projeto conta com a disponibilidade das seguintes empresas:

- Fernando José Pinto Coelho | Despachantes Oficiais - SP, Lda.
- José Júlio Roma Andrade | Despachante Oficial, Lda.
- Mário Alexandre Alves Jorge | Despachante Oficial, SP, Unipessoal Lda.
- Rui Almeida, Arlindo Almeida | Despachantes Oficiais, SP, Lda.
- Rui Pereira Pato | Despachantes Oficiais, Lda.

Na cerimónia estiveram presentes da parte da Ordem dos Despachantes Oficiais:

- Bastonário da ODO – Mário Jorge
- Vice-Presidente do Conselho Diretivo da ODO - João Macedo
- Vogal do Conselho Diretivo da ODO - Pedro Amaral

Da Parte do ISCAL estiveram presentes:

- Presidente do ISCAL – Prof. Pedro Pinheiro
- Diretor da licenciatura CNI – Prof. Fernando Miguel Seabra
- Subdiretora da licenciatura CNI – Profª. Ana Sofia Carvalho
- Subdiretor da licenciatura CNI – Prof. Carlos Carranho Proença
- Representando os orientadores ISCAL dos alunos em formação - Prof. André Festas da Silva
- Técnico do Gabinete de Relações Externas e Saídas Profissionais (GRESP) do ISCAL - Dr. Marco Mendes
- Alunas em representação dos estudantes em formação - Ana Soares e Katlyni Mayara da Veiga

1

Na cerimónia tomaram a palavra o Bastonário Mário Jorge, o Presidente do ISCAL – Prof. Pedro Pinheiro e o Diretor da licenciatura CNI – Prof. Fernando Miguel Seabra.

O Diretor da licenciatura CNI – Prof. Fernando Miguel Seabra, destacou alguns aspetos da operacionalização das ações de formação de curta duração. Agradeceu a disponibilidade das empresas de despachantes oficiais para receberem alunos da licenciatura neste processo de formação de curta duração, agradecendo também aos orientadores por parte das empresas – despachantes oficiais e aos orientadores por parte do ISCAL.

O sr. Bastonário Mário Jorge destacou a disponibilidade de um conjunto de empresas em receberem os estudantes do ISCAL e a importância atribuída pela ODO a iniciativas com estas características para um maior conhecimento dos estudantes do exercício profissional de despachante oficial.

1 1

O Presidente do ISCAL – Prof. Pedro Pinheiro, agradeceu a disponibilidade da ODO na promoção desta iniciativa de formação de curta duração junto das empresas de despachantes oficiais. Realçou a importância para o ISCAL da concretização de iniciativas desta natureza, bem como da importância para o ISCAL do relacionamento com as ordens profissionais diretamente relacionadas com as áreas de formação da instituição.

1