Passar para o conteúdo principal
Nome
Filipe Inteiro
Submetido por ffinteiro a 4 March 2020
ODS3 | Seminário | Saúde e Bem-estar
ods3

É já no próximo dia 12 de Dezembro que terá lugar o seminário dedicado ao Objetivo nº 3 – Saúde e Bem-estar, da atividade Um ODS por mês. Uma das metas a alcançar é “reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, promover a saúde mental e o bem-estar, a saúde dos trabalhadores e prevenir o suicídio”.

O seminário conta com as seguintes participações:

    • Dra. Cristina Pereira | Ordem dos Psicólogos Portugueses
    • SAS IPL

Moderador: Professora Maria Luísa Silva | ISCAL


Assistir

ID da Reunião: 971 3906 1931
Senha de acesso: 631433

 

Atualmente, o mundo enfrenta uma crise de saúde global diferente de qualquer outra fruto de uma pandemia que para além de espalhar o sofrimento, desestabilizou a economia afetando a vida de milhares de milhões de pessoas em todo o mundo, cuja consequência foi o aumento das diferenças entre os países ricos e os mais pobres e a saúde mental dos cidadãos.
Um inquérito da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que 90 por cento de países, no início de 2021, incluíram apoios para a saúde mental e psicossocial nos planos de resposta à COVID-19

O apoio à saúde mental tem de ser uma prioridade, perante o aumento de casos de suicídios e outras doenças do foro psicológico.  No Relatório de 2021 das Nações Unidas sobre os ODS, relata-se que a taxa global de morte por suicídio que tinha vindo a diminuir de 14 para 9 em 100.000 pessoas, entre 2000 e 2019, sofre um aumento, tendo a COVID-19 um efeito devastador na saúde mental das populações. Um dos efeitos nefastos, é também o aumento do consumo de álcool. Em 2019, um a média de 5,8 litros de álcool puro por pessoa foi consumido por pessoas com 15 anos ou mais. A Europa tem o álcool per capita mais elevado consumo no mundo, a 11,0 litros por ano.