No ISCAL desde 2 de janeiro de 2016, João Luz entrou para o instituto através de uma vaga como dirigente para os Serviços Financeiros do ISCAL, mas pertence ao IPL desde 2008.
Entrou para os Serviços Financeiros dos Serviços da Presidência em outubro desse ano, mas foi convidado a colaborar no encerramento da última Conta de Gerência da Escola Superior e Educação, na qual desempenhou funções de técnico superior, na contabilidade, até maio de 2009. “A partir de maio de 2009, regressei aos Serviços da Presidência, tendo ficado responsável do apoio contabilístico da Escola Superior de Educação.
Em 2011, e fruto da centralização de todos os procedimentos administrativos das Unidades Orgânicas, fui convidado a integrar o novo Departamento de Contratação Pública do IPL, dada a necessidade decorrente do aumento de procedimentos contratuais, que até à data eram feitos por cada U.O e passaram para a responsabilidade do IPL.”, conta João.
Em 2015 foi quando se candidatou ao ISCAL. “Para além das questões técnicas inerentes ao cargo, as quais eu já conhecia bastante bem, fruto do trabalho desenvolvido ao longo do tempo nos Serviços da Presidência, o desafio de coordenar pessoas é bastante aliciante, sendo confrontado com questões cuja resolução depende exclusivamente da nossa decisão”.
O iscalino afirma que um dos pontos fortes do ISCAL ser considerada uma escola de referência nacional no ensino da Contabilidade e que tem sofrido variadas alterações. “Com a introdução de várias opções de pagamento, por exemplo, os alunos conseguem efetuar todos os pagamentos através do seu portal académico, não havendo a necessidade da sua deslocação aos serviços”, diz.
Para si, as melhores recordações que o ISCAL lhe trazem são as festas de natal dos funcionários e docentes e se tiver de definir o instituto numa palavra é: “Orgulho”.
NEWSLETTER Número 1 JANEIRO 2023