O atuariado, sendo um ramo da matemática aplicada, não fica alheio à evolução da ciência, nomeadamente aos mais recentes avanços no âmbito da inteligência artificial e à adoção de tecnologias blockchain que têm servido de base ao lançamento de várias plataformas disruptivas, algumas delas tornando-se líderes de mercado em poucos anos.
Contudo, por ora, algo permanece robusto no ramo do atuariado que trabalha com risco de morte e sobrevivência: são o que os atuários denominam de bases técnicas, com destaque para as tabelas de mortalidade.
Vamos apresentar a abordagem atuarial à inferência dos riscos de morte e/ou sobrevivência e como esta abordagem se desviou da abordagem probabilística clássica, mas também porque é que ainda, nos dias de hoje, se mantém atual, talvez mesmo mais atual do que há 16 anos.
Oradores:
- Gracinda Rita Guerreiro (FCT Nova)
- Pedro Corte Real (FCT Nova)
O evento terá lugar no dia 20 de junho pelas 15h, FCT NOVA Campus do Monte da Caparica, Almada
A todos os participantes inscritos, que estejam presentes na respetiva Tarde, a SPM emitirá um certificado de participação, mediante preenchimento da ficha de inscrição com os dados para o efeito e indicação de que pretendem o referido certificado. A entrada é livre, sendo, contudo, necessário inscrição prévia (para o e-mail imprensa@spm.pt), até à véspera de cada Tarde, para que possa ser posteriormente enviado o certificado, em caso comparência.
As Tardes de Matemática em Lisboa, 2023, são dinamizadas pela docente do ISCAL, Carla Martinho.