Submetido por ffinteiro a 13 May 2024
Tardes de Matemática em Lisboa 2024
SPM

A Matemática da Imagiologia Médica

A Matemática está presente de forma muito evidente e tem diversas aplicações em imagiologia médica, desde os modelos matemáticos para a aquisição de imagem e a sua resolução numérica, até ao tratamento e processamento de imagem ou a sua classificação automática por doença, por exemplo. Nesta apresentação vamos ilustrar alguns exemplos de matemática aplicada neste contexto, dando uma perspectiva global (ainda que não exaustiva) da forma como a matemática pode ser utilizada em tomografia axial computorizada (TAC), tomografia de coerência ótica (OCT) e elastografia.

Orador: Pedro Serranho

(Univ. Aberta e CIBIT - Instituto para Imagem Biomédica e Investigação Translacional – Univ. de Coimbra)

O evento será no dia 21 de maio na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, no Parque das Nações, pelas 14h30.

A todos os participantes inscritos, que estejam presentes na respetiva Tarde, a SPM emitirá um certificado de participação, mediante preenchimento da ficha de inscrição com os dados para o efeito e indicação de que pretendem o referido certificado. A entrada é livre, sendo, contudo, necessário inscrição prévia (para o e-mail imprensa@spm.pt), até à véspera de cada Tarde, para que possa ser posteriormente enviado o certificado, em caso comparência.

As Tardes de Matemática em Lisboa, 2024, são dinamizadas pela docente do ISCAL, Carla Martinho.

tardes de matemática