“Garantir uma educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” é o objetivo do ODS4 – Educação de Qualidade, tema do próximo seminário da iniciativa “Um ODS por Mês”, que terá lugar, em formato digital, no dia 18 de Maio, pelas 15h30.
O seminário está inserido nas comemorações do 262.º Aniversário do ISCAL.
Oradores:
-
Professor João Costa – Secretário de Estado Adjunto e da Educação | Professor Universitário | FCSH – Universidade Nova de Lisboa
-
Professor António Moreira Teixeira – Membro da EDEN | Professor Universitário | Universidade Aberta
-
Professor Vítor Manteigas – Dinamizador do Programa Eco-Escolas do IPL | Professor do Ensino Superior | ESTeSL-IPL
Moderador: Professor Orlando Gomes – Presidente do ISCAL
ID da Reunião: 812 2484 0629
Senha: 315436
Poderá assistir também pelo facebook do ISCAL.
Quando em 1829, Almeida Garrett, escreveu Da Educação, a inclusão e o acesso à educação de uma grande fatia da sociedade, neste caso das mulheres, era já tema de debate, afirmando o autor que “Nem ao geral do bello-sexo se deve vedar a conveniente instrução e sciencias”, podendo o mesmo ser pretendido por todos. Desde então, grandes passos foram dados, quer em Portugal quer a nível mundial. Contudo, no cenário atual, apesar dos avanços conseguidos, e segundo o Relatório de 2020 da Nações Unidas sobre o estado da arte dos ODS, constatamos que as metas pretendidas estão longe de serem alcançadas, prevendo-se que cerca de 200 milhões de crianças, em 2030, estejam fora do sistema de ensino e que apenas 60% dos jovens atingirão o ensino secundário. O fecho das escolas devido à COVID-19 fez regredir, possivelmente em anos, os progressos alcançados e, uma vez mais, os mais pobres e frágeis, entre eles as raparigas, foram os mais afetados, estimando-se que cerca de 500 milhões de crianças ficaram de fora, dado que o ensino à distância não está ao alcance de todos, prejudicando quer o desempenho, quer a aprendizagem bem como a qualidade do ensino. Os desafios são muitos. Qual o caminho a seguir?