[2 de maio de 2017.:. 17h30 .:. ISCAL, Biblioteca]
A iniciativa “Contar um livro”, que visa dar a conhecer a produção literária dos nossos docentes, traz-nos desta vez como convidada a Professor Clotilde Celorico Palma, directora do Curso de Mestrado em Fiscalidade, autora do livro "A Joaninha e os Impostos".
Doutorada em Ciências Jurídico Económicas, especialidade em Direito Fiscal, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, a autora para além da sua actividade docente, é árbitro em litígios de Direito Fiscal do Centro de Arbitragem Administrativa, advogada especialista em Direito Fiscal, Presidente do Colégio da Especialidade de Impostos sobre o Consumo da Ordem dos Contabilistas Certificados e membro do Gabinete de Estudos da Ordem dos Contabilistas Certificados. A sua produção científica conta com mais de 13 livros publicados e mais de duas centenas de artigos.
Para além de tudo isso, é a Coordenadora do Projecto para a Educação e Cidadania Fiscal, patrocinado pela Ordem dos Contabilistas Certificados, que teve como um dos seus resultados o livro sobre o qual nos vamos debruçar. Saber o porquê, para onde e para que servem os nossos impostos, é uma questão que nos acompanha durante toda a vida contributiva, mas o que saberão os mais novos sobre a matéria? Nas palavras da própria autora,
“A Joaninha ouve falar muito do IRS. Ela não sabe bem o que é…é um imposto, mas afinal o que é um imposto? Falam tão mal dos impostos. O pai, a mãe, os avós, os amigos, todos dizem que pagam muitos impostos, mas será para quê? Será que recebem alguma coisa em troca? O quê?”
Responder a estas questões, colocadas pelos mais jovens, é o objectivo primeiro do livro, que visa também consciencializar os cidadãos para os benefícios de uma boa prática fiscal. Curiosos?
Apareçam, Terça-feira, 2 de Maio, pelas 17H30, na Biblioteca do ISCAL.
Autoria do texto: Serviço de Informação e Documentação