Passar para o conteúdo principal

Banner

alumni pelo mundo

Outubro | Alumni pelo Mundo

Fábio Gomes

A minha aventura no ISCAL terminou em junho de 2010, após ter voltado de Erasmus e ter pedido o diploma. No mês seguinte comecei um estágio de um ano na Mercedes-Benz Portugal em Sintra, onde conheci vários antigos ISCALinos.

O estágio foi no departamento de Compliance, Controlos e Comunicações Internas, onde comecei por contribuir na implementação procedimentos, assim como fazer auditorias internas e criar guias de compliance. Este foi o meu primeiro “emprego a sério” em Portugal e apesar de ter aprendido imenso, confesso que a vertente social da empresa não era a melhor, muito provavelmente devido a rivalidades internas desnecessárias.

Em 2011 fui para a Dinamarca estudar (mestrado em marketing e comunicação) e em 2012 comecei a trabalhar numa empresa de IoT e soluções energéticas, chamada NorthQ (hoje em dia estou de volta a esta empresa, apesar de ter passado por outros sítios, entretanto). Nesta altura a minha posição e tarefas focaram-se mais em marketing, pois era relevante para o meu mestrado.

Em 2015 comecei o meu segundo mestrado em economia e juntamente com a minha experiência profissional em compliance, consegui uma posição numa das maiores farmacêuticas do mundo com focos em diabetes, a Novo Nordisk. Aqui as minhas tarefas foram 100% relacionadas com compliance. O ambiente de empresa grande foi incrível e senti que era o lugar ideal para trabalhar.

Em 2018 mudei-me para outra empresa também relacionada com a área da saúde, a Nordic Bioscience/SANOS. A minha contratação tinha como objetivo inicial a criação de uma clínica para fazer estudos clínicos, e depois focar no recrutamento de pacientes e atração de novos investidores.

Este foi o emprego que maior conhecimento me deu em relação ao que realmente acontece no mundo das empresas relacionadas com a saúde.

Em 2022 voltei então para a NorthQ, como gestor de projectos. A maioria dos nossos projetos são relacionados com análise de data, com o objetivo de proporcionar uma maior eficiência energética aos consumidores.

Apesar de não ser tão desafiante como empregos anteriores, o lado positivo é que trabalho num ambiente mais informal e com colegas que são também amigos.

Os anos que passei no ISCAL não só moldaram a minha personalidade e conhecimentos, como também pavimentaram o caminho para a minha felicidade atual.

A facilidade não existente no ISCAL para completar um curso, faz com que estejamos preparados para as lutas posteriores. O estudo, necessidade de planeamento e trabalho em equipa, torna fácil encarar a vida profissional futura. Como exemplo, posso dizer que o nível exigido na minha licenciatura no ISCAL, tornou fácil completar dois mestrados na Dinamarca.

A notoriedade e conhecimentos proporcionados pelos cursos do ISCAL, fazem com que seja possível trabalhar em qualquer empresa e candidatar a mestrados relevantes.

Para além da parte didática, tive o prazer estar envolvido noutras atividades importantes para o meu crescimento, como por exemplo:

  • Associação de Estudantes (onde senti pela primeira vez a importância e o impacto do meu trabalho);
  • Equipa de andebol (onde a camaradagem era constante e a frustração de perder contra universidades maiores fazia com que quiséssemos ser melhores);
  • Participar em jogos de gestão entre universidades, com o apoio e patrocínio da presidência do ISCAL (trabalhar em equipa sob pressão).

 

Para além disso, o ISCAL possibilitou que tivesse a minha primeira experiência internacional (Erasmus). Esta experiência fez com que a vontade de voltar a sair estivesse sempre presente no pensamento.

O ISCAL não foi a minha primeira opção para estudar, mas depois do primeiro dia, fiquei grato por aí ter ficado colocado. Conheci gente maravilhosa, fiz amigos para a vida e ganhei conhecimento que me trouxe até aqui a este momento.

Disfrutam de tudo o que o ISCAL tem para vos oferecer, seja a nível educacional ou a parte social, e lembrem-se de que as dificuldades que possam estar a sentir agora, são necessárias para tornar o futuro mais fácil.

Orgulhem-se e promovam o ISCAL, pois está nas nossas mãos fazer com que esta instituição seja ainda maior.