Passar para o conteúdo principal

Banner

alumni pelo mundo

Julho | Alumni pelo Mundo

Jorge Monteiro

O meu nome é Jorge Monteiro, atualmente tenho 30 anos e realizei a minha licenciatura e o meu Mestrado no ISCAL, ambos em contabilidade.

Durante todo  o meu percurso académico sempre trabalhei e estudei ao mesmo tempo, nomeadamente em restauração. No inicio do meu mestrado decidi que estava preparado para abandonar a restauração, uma área que conhecia bem e onde me sentia confortável para iniciar a minha carreira na área da contabilidade.

A minha primeira experiência em contabilidade foi um estágio profissional do IEFP na Europcar S.A. com início em 2018, fazia parte de uma SSC (Service Shared Center) onde o meu cargo era General Accounting Fleet.

Passado 1 ano surgiu a oportunidade de me mudar para Mercer S.A. onde passei a ser Billing Specialist. Passados aproximadamente 1 ano e 4 meses, já na época da Covid-19, fui convidado a juntar-me à Siemens S.A. para fazer parte do GBS (Global Business Service) como Financial Controller.

Todas estas experiências tiveram lugar em Lisboa. No entanto, desde que entrei no ISCAL em 2012, sempre tive a curiosidade de como seria trabalhar no estrangeiro, desde lá tinha vindo a preparar uma possível investida na emigração, travada um pouco à chegada da Covid-19, sendo que passados alguns meses a pesquisar dentro do universo Siemens, surgiu uma vaga para o Quebec, Canada.

Neste momento encontro-me já há cerca de 7 meses a viver e a trabalhar em Drummondville, onde sou o Financial Analyst para uma business unit da Siemens Limited Canada.

O plano passa por solidificar um pouco mais os meus conhecimentos, adquirir novos conhecimentos em outras áreas como IT, marketing e gestão, aprender uma nova língua, neste caso francês e possivelmente regressar a Portugal ou a trabalhar remotamente para o Canada ou para um cargo de chefia numa multinacional a operar em Portugal.

Hoje, após ter terminado os meus estudos, posso dizer orgulhosamente que ter feito parte do ISCAL foi a melhor coisa que me aconteceu, eu sem os meus estudos não seria ninguém, em conclusão, sem o ISCAL não seria ninguém.

Para mim um dos momentos em que mais  senti o que referi anteriormente, foi na altura em que a Covid-19 estava mais forte e presente em Portugal e todos os meus amigos que decidiram não seguir com os seus estudos estavam ou a ser despedidos ou em casa em Lay-off enquanto eu continuei sempre a trabalhar via o método de teletrabalho, sem nunca ver a minha fonte de rendimento cessada ou reduzida. E vale a pena referir também que só consegui emigrar para o Canada e obter este cargo porque foi feita uma avaliação às minhas credenciais, e aos olhos das instituições escolares do Canada o ISCAL encontra-se a um nível igual ou superior.

A mensagem que gostaria de deixar aos atuais estudantes do ISCAL é que não desistam de acabar o curso, seja licenciatura ou mestrado, demore 3 ou mais anos, vale sempre a pena sair do edifício numero 20 da Av. Miguel Bombarda com um diploma na mão.

Eu pessoalmente entrei para a faculdade com 20 anos (2 anos atrasados), fiz a licenciatura em 4 anos em vez de 3 e demorei 3 anos em vez de 2 a terminar o mestrado, no entanto, não foram esses atrasos que me roubaram a fome de ganhar e vencer, continuo jovem, saudável e serei sempre Iscalino!