Tardes de Matemática em Lisboa - Vamos pescar em ambiente aleatório?
Em ambiente aleatório, descrevemos a evolução do tamanho de uma população sujeita a pesca através de equações diferenciais estocásticas. Apresentamos e comparamos, com ênfase no lucro, várias políticas de pesca: esforço variável, esforço constante e esforço em escada. A primeira implica a rápida e abrupta variação do esforço de pesca em função dotamanho da população que, estando em ambiente aleatório, também varia constantemente.
Esta política é impraticável pois, por exemplo, a logística das pescas não é compatível com alterações frequentes e abruptas da intensidade do esforço. Além disso, esta política requer a estimação do tamanho da população em cada instante. Esta tarefa é dispendiosa, pouco precisa e demorada. A segunda política considera a aplicação de um esforço de pesca constante ao longo do tempo e prevê a sustentabilidade da população bem como a existência de uma densidade estacionária para o seu tamanho. Tem a vantagem de ser praticável, facilmente implementável e não requer o conhecimento do tamanho da população em cada instante. A política em escada, onde o esforço de pesca é determinado no início de cada ano (ou de cada biénio), apresenta alguns problemas sociais comuns à política de esforço variável, mas têm a vantagem de ser aplicável, uma vez que as mudanças no esforço são menos frequentes e compatíveis com a atividade pesqueira. Com recurso a dados reais, comparamos o desempenho e consequências da escolha de cada uma das políticas de pesca. Em particular, é de especial interesse a comparação do lucro obtido por aplicação das várias políticas.
Orador: Nuno M. Brites | ISEG
O evento será no dia 20 de março no ISEG pelas 15h.
A todos os participantes inscritos, que estejam presentes na respetiva Tarde, a SPM emitirá um certificado de participação, mediante preenchimento da ficha de inscrição com os dados para o efeito e indicação de que pretendem o referido certificado. A entrada é livre, sendo, contudo, necessário inscrição prévia (para o e-mail imprensa@spm.pt), até à véspera de cada Tarde, para que possa ser posteriormente enviado o certificado, em caso comparência.
As Tardes de Matemática em Lisboa, 2024, são dinamizadas pela docente do ISCAL, Carla Martinho.