Esta quinta-feira, dia 14 de dezembro, decorreram as apresentações públicas e defesas orais dos estudantes do 2.ºano da licenciatura em Gestão.
O evento organizado pelo docente do ISCAL, Fernando Rodrigues, no âmbito da unidade curricular de Informática de Gestão aconteceu no Auditório II do ISCAL.
Com o apoio do Gabinete de Relações Públicas, Comunicação e Imagem, os estudantes foram convidados a responder a questões práticas sobre como se deve começar a desenvolver um Projeto Empresarial Aplicado. O desafio que o docente colocou aos alunos tem como objetivo reforçar e garantir uma maior articulação entre as unidades curriculares do 2.º ano, semestre 3, como por exemplo, Cálculo e Operações Financeiras, Gestão de Operações, Estatística e Marketing. A participação presencial por parte dos alunos neste evento está enquadrada no regime de avaliação contínua e contou para efeitos de nota final.
Em termos de componente pedagógica, tendo como objetivo geral o nível de motivação e sucesso esperado dos estudantes, bem como, garantir o cumprimento integral do programa, um Projeto Empresarial Aplicado feito através de trabalhos de grupo tem como objetivos específicos:
- Ter uma ideia inovadora
- Como vamos financiar e gerir um negócio
- Criar um Modelo de Negócio
- Aprender através de um exemplo concreto
Entende-se por ideias inovadoras, aquelas que procuram solucionar um problema de modo criativo, estratégico e diferente do modo convencional já testado. Por outro lado, para sabermos se a ideia é inovadora (ou não), existem alguns passos que podem ajudar a chegar lá. Por exemplo, ter conhecimento adequado e suficiente da área em que a ideia deverá ser implementada.
"São necessários alunos com atitude e compromisso, uma disposição incansável na procura de dados, informação e conhecimento, estar sempre conectad@ às novidades do mercado, correr riscos e ter muita iniciativa. No final desta etapa, se reunirem um conjunto de ideias que pretendem testar na UC, o professor aprova e dá-se então andamento ao PEA que é um processo de criação e execução da ideia", afirma o docente Fernando Rodrigues.
O ponto de partida era criar um negócio do zero, com apenas algumas sugestões para apoio inicial, como por exemplo:
- Ser um Nómada Digital/Freelancer, Prestador de Serviços ou Trabalhador por Conta Própria;
- Para transformar uma ideia num negócio, devemos antecipar as vantagens e os desafios de ter um negócio próprio;
- É necessário pesquisar, estudar e analisar o potencial do mercado;
- Analisar a concorrência com recurso a várias pesquisas, sobretudo, estimar um ambiente real;
- Definir a nível estratégico a Cadeia de Valor;
- Definir a nível tático e operacional uma proposta concreta em que os produtos e/ou serviços são fornecidos por terceiros, um sistema de entregas misto ou somos apenas nós a tratar de tudo.
Criar um Modelo de Negócio pode ser (e deve ser) um documento simples, prático e bastante visual, que coloca no papel a ideia de criação de uma empresa ou de um projeto, explicando como vamos gerar e entregar valor para os clientes a partir de uma proposta inicial.
Assim, os alunos são estimulados em termos de aprendizagem a fazer algo através de um exemplo concreto. Existem diversas atividades e tarefas para desenvolver em ambiente real. Desde logo, conseguir criar uma proposta de valor competitiva, gerir o relacionamento com os clientes de forma humanizada e centrada na experiência do cliente. Os passos necessários para que uma operação seja bem-sucedida foram o resultado final das apresentações que tinham uma duração de 10 minutos.