A Arte Rupestre do Vale do Côa
As gravuras do Vale do Côa foram descobertas em meados da década de 1990 e rapidamente reconhecidas como um dos mais importantes sítios de arte rupestre pré-histórica da Europa.
Pela minha ligação familiar a este local e depois de algumas visitas tanto de dia como de noite recomendo especialmente a visita noturna às gravuras do Vale do Côa (20€ por adulto) pois proporciona uma abordagem inovadora e com maior envolvência aos visitantes.
A utilização de lanternas com luz direcionada ressalta as formas e detalhes das gravuras, revelando- as de uma maneira que não é possível durante o dia. Isso proporciona uma nova perspetiva sobre cada figura, permitindo apreciar os traços gravados pelos nossos antepassados há milhares de anos. Além disso, a visita noturna adiciona um elemento de mistério e encanto à experiência.
O silêncio da noite, apesar da elevada quantidade de insetos, e a tranquilidade do ambiente natural contribuem para uma imersão ainda mais profunda na arte rupestre. É como se fôssemos convidados a testemunhar uma história milenar que só é revelada pelo manto do céu noturno.
Desta forma recomendo não só aos/às interessados/ as em arqueologia, mas também aos entusiastas da história e da arte que vivam essa experiência enriquecedora e inesquecível.
Para mais informações consultar o site do Côa Parque.