Vem celebrar o Dia Internacional da Terra, percorrendo o Trilho Avenidas Novas - À procura da água, do verde e da cultura.
O ISCAL, no âmbito do projeto "Eco-Trilhos" do programa Eco-Escolas / ABAE, com a participação de Inês Adagói, Doutoranda em Arquitetura Paisagista do ISA da Universidade de Lisboa e da Junta de Freguesia das Avenidas Novas, celebra o Dia da Terra, dia 22 de Abril, percorrendo a freguesia num trilho elaborado por um grupo estudantes pertencentes ao conselho de eco-escolas do ISCAL, e que tem como tema Avenidas Novas - À procura da água, do verde e da cultura.
Recomenda-se a cada participante que traga roupa e calçado confortável, água e um snack saudável e sustentável, para o qual sugerimos que usem a imaginação e encontrem alternativas aos lanches tradicionais.
A participação nesta atividade é totalmente voluntária e da responsabilidade de cada participante.
PROGRAMA
09h45: Encontro à porta do ISCAL
10h00: Saída dos participantes que irão fazer o percurso a pé
12:00: Hora do lanche
13:00: Local de chegada Estufa Fria
Extensão do percurso da ida: 7km
Duração (aproximada): 3 horas
Tema do trilho: "Avenidas Novas -À procura da água, do verde e da cultura"
As comemorações do Dia da Terra tiveram lugar pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970, promovidas pelo senador americano Gaylord Nelson (1916-2005), que organizou um fórum ambiental com cerca de 20 milhões de participantes. A partir de 2009, a ONU instituiu o dia 22 abril, como o Dia Internacional da Terra.
Em 2023, o tema é” Investir no nosso planeta”. Foca-se na importância de dedicarmos o nosso tempo, recursos e energia para resolver as alterações climáticas e outros problemas ambientais. Desenvolver os esforços necessários para proteger o nosso planeta de uma forma sustentável para a prosperidade futura. Ao investirmos juntos no planeta, estamos a apoiar comunidades saudáveis, felizes, sustentáveis e ricas a nível global.
A Agenda 2030 da ONU, lançou o desafio ao mundo através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Neste sentido, vamos invocar 5 ODS cujos lemas são:
- ODS 11- Cidades e Comunidades sustentáveis: tornar as cidades e as comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis;
- ODS 12 – Consumo e Produção sustentáveis: garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis;
- ODS 13 – Ação climática: adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos;
- ODS 15 – Proteger a vida terrestre: proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade;
- ODS 4 – Educação de qualidade: garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
_