“Promover politicas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, criação de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive através do acesso aos serviços financeiros”, é uma das metas do ODS 8 - Trabalho Digno e Crescimento Económico, o próximo seminário da iniciativa “Um ODS por Mês” que terá lugar no dia 24 de Maio, pelas 18:30, em regime híbrido, presencial e online. O evento decorrerá no âmbito das Comemorações do ISCAL.
Oradores:
-
Dr.ª Helena Maria Silva – Diretora de Recursos Humanos | APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A
-
Dr. Jorge Martins – Diretor de Recursos Humanos | Securitas
Moderadora: Docente Ana Maria Sotomayor – ISCAL
O evento poderá ser seguido online através da Plataforma Colibri/Zoom
ID da Reunião: 820 5157 5249
Senha: 128701
______________________________________________________
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, fortemente abalado pela pandemia que levou à perda de mais de 255 milhões de empregos a tempo inteiro, quatro vezes mais do que durante a crise financeira de 2008/2009, torna urgente a criação de mecanismos que promovam o crescimento e, ao mesmo tempo, criem condições para um trabalho digno e produtivo.
A pandemia afectou principalmente os trabalhadores informais e trabalhadores por conta própria, atingindo especialmente as mulheres e os jovens, elevando a fasquia de desempregados de 33 milhões para 220 milhões, de acordo com os dados do Relatório da Nações Unidas, de 2021.
A falta de segurança no emprego e o atraso na recuperação económica, que se situa nos 4% e não nos 7% expectáveis, leva a que cada vez mais pessoas, principalmente jovens e mulheres, sejam afetadas.