Ana Morattori | Sevilha, Espanha
Conheça o testemunho de Ana Morattori , uma das estudantes que escolheu o ISCAL para a sua experiência ERASMUS+.
Ana Morattori vive em Espanha e escolheu o ISCAL para realizar o sonho de fazer Erasmus+. Vem da Universidade de Sevilha e está no último ano de Economia. "Este é o meu último semestre. Vou terminar (o curso) aqui no ISCAL", conta-nos a jovem.
Em janeiro de 2020, Ana foi estudar para o Brasil durante um semestre através do programa Intercâmbio e revela que foi nessa altura que se apaixonou e aprendeu a dominar o português. "Cheguei sem saber nada de português. Como na universidade ninguém falava inglês e as aulas eram todas em Português, tive que aprender a falar", diz.
Dois meses depois, viu-se obrigada a regressar a casa devido à pandemia de COVID-19 e, embora tenha realizado o semestre online, confessa que sentiu que tinha uma "dívida" com o português. "Foi isso e a curiosidade em saber mais sobre Portugal que me fez colocar Lisboa como a minha primeira opção para fazer Erasmus+".
Apaixonada pela cidade de Lisboa e pela gastronomia portuguesa, Ana Morattori afirma estar a lidar bem com a pandemia apesar de estar longe de casa. No ISCAL desde setembro, conta-nos que está a gostar muito da experiência e da forma como as aulas são lecionadas. "Os professores são muito próximos e estão sempre dispostos a ajudar. Como em qualquer universidade, às vezes é meio stressante manter todo o trabalho da turma em dia, mas a verdade é que gosto muito de todas as matérias que estou a ter no ISCAL".
A jovem destaca a disciplina Projeto de Simulação em Negócios Internacionais e confessa-nos: "Estou fascinada que o instituto tenha investido neste recurso onde podemos aprender muitas partes de um negócio real simplesmente 'jogando'. Sem dúvida, aprendi mais em alguns meses do que em muitos anos". O ISCAL para si é um Instituto Superior muito próximo, em que os alunos têm a oportunidade de passar o seu tempo livre com os amigos na cave a jogar bilhar ou matraquilhos. "A comida da cantina é deliciosa e muito barata e as turmas são pequenas e isso faz, do meu ponto de vista, aprender melhor", diz.
De Lisboa, Ana adora o bom tempo e de conseguir fazer muitos planos diferentes. "Pode ir assistir ao pôr do sol num dos muitos miradouros (já tenho o meu preferido), ir à praia, visitar museus ou simplesmente ir ao Bairro Alto para beber um copo e conhecer muitos lisboetas e estrangeiros", são algumas das sugestões que a jovem espanhola nos dá.
Para terminar, Ana Morattori considera, assim, que ter a oportunidade de fazer Erasmus+ é um privilégio e que todos os que têm a oportunidade de o vivenciar devem estar muito gratos: ter a oportunidade de morar noutro país, conhecer outra língua, outra cultura e conhecer pessoas de diversas nacionalidades. "Acho que quando a experiência Erasmus acaba, ninguém é a mesma pessoa. É uma experiência que recomendo a todos, embora sair da zona de conforto possa ser assustador, é a única forma de crescer como pessoa", termina.