Miguel Torga: "Os bichos"
Os "Bichos" de Miguel Torga é uma obra com catorze contos, onde humanos e animais partilham características e peripécias da vida, colocando questões fundamentais sobre a sociedade e os seus cidadãos.
Cada um dos catorze contos tem uma personagem: um animal humanizado ou um humano que é quase animal e todos vivem em luta com a natureza, Deus ou consigo mesmo, o que representa de forma figurativa o retrato da sociedade com os seus conflitos.
In “Os Bichos”, Madalena é ao mesmo tempo o nome do conto de Miguel Torga e da personagem principal.
Não obstante, este livro ter sido escrito em 1940, a sua mensagem é ainda muito atual demonstrando uma imagem fiel da realidade dos nossos dias.
Este conto mantém a sua atualidade pois nos dias que correm ainda nos preocupamos com o que os outros vão pensar sobre o que fazemos, com receio das críticas provenientes da sociedade face às escolhas que fazemos.
Para mim a leitura funciona como um escape para fora das leituras profissionais. Uma boa leitura permite-nos um entendimento de assuntos distintos. Entender é compreender, perceber.
Uma boa leitura, tornamos reflexivos, desenvolve o pensamento crítico, mas ao mesmo tempo promove a diversão e a viagem a lugares onde não conseguimos ir “com as próprias pernas”.
“Somos o resultado dos livros que lemos, das viagens que fazemos e das pessoas que amamos…” – Airton Ortiz