Passar para o conteúdo principal

Banner

alumni pelo mundo

Junho | Alumni pelo Mundo

Jonathan Ball

No verão de 2022 tive a oportunidade de estagiar ao longo de 2 meses na J.P. Morgan Chase em Londres.

Foi uma grande aventura, e por isso vou-vos partilhar como isto veio a acontecer. Todo o processo de recrutamento é longo e intenso.

Para o “London Summer Analyst Program” houve mais de 55,000 candidatos, para menos de 500 vagas.

Após uma análise ao meu CV, fui convidado a uma sessão de testes técnicos e de personalidade, seguido de uma entrevista virtual denominada “Hirevue”, sendo esta para mim a fase mais difícil.

Por fim, fui convidado a um “Assessment Center”, composto por uma série de entrevistas com diversos diretores, que durou quase uma manhã inteira.

Os processos de recrutamento nesta área são realizados com bastante antecedência, sendo que todas as minhas candidaturas a estágios foram realizadas em Setembro do ano anterior (2021).

A competitividade nos dias de hoje nunca esteve tão acentuada, e por este motivo é fundamental massificar o número de candidaturas.

A título pessoal posso dizer que fiz quase cem, sendo que na vasta maioria não cheguei sequer a entrevista, isto para mostrar mais uma vez a competitividade existente e a persistência que é necessária nas candidaturas.

Gostei profundamente da minha experiência a trabalhar num banco de investimentos, senti uma profunda cultura de trabalho, mas também um ambiente meritocrático, em que o esforço é reconhecido.

Apesar da exigência, recomendo vivamente para qualquer universitário ambicioso que tem uma paixão pelo mundo financeiro.

Terão oportunidades diárias de alargar os vossos conhecimentos e posso garantir que será uma oportunidade única para expandir o vosso network.

Felizmente o meu estágio correu bastante bem e fui convidado a juntar-me à firma a tempo inteiro após acabar a minha licenciatura.

Para terminar, posso dizer que nem todo o meu processo foi positivo, tive fracassos e desgostos até conseguir alcançar o meu objetivo, por isso recomendo que aproveitem bem o vosso tempo na universidade para participarem em atividades que destacam o vosso CV, criando também uma carta de motivação personalizada a cada candidatura que demonstra bem o valor que vão trazer para a empresa.

Mas mais que tudo, acreditem em vocês, não tenham medo de falhar, e sejam persistentes pois é uma caminhada longa e dura mas o resultado faz valer a pena.

Boa sorte!