Passar para o conteúdo principal

Banner

alumni pelo mundo

Janeiro 2025 | Alumni pelo Mundo

Carlos Pais

Depois de concluir a Licenciatura no ISCAL, em contabilidade e administração na especialização de fiscalidade, embarquei numa carreira internacional que me levou a alguns dos ambientes de negócios mais dinâmicos e emocionantes do mundo.

Comecei a minha jornada profissional na PricewaterhouseCoopers, onde me permitiu, não só abordar de forma prática várias áreas internacionais de negócio, como aprender com os melhores, quer na consultoria fiscal quer em auditoria.

Nos anos seguintes assumi posições de direção financeira, sempre em ambiente internacional, até assumir a função de Diretor Geral da MAN Truck & BUS.

Antes de chegar aos 30 anos percebi que para continuar a aprender e desenvolver skills teria de ir para fora da minha zona de conforto.

Desde então trabalhei em Moçambique, Angola e no Reino Unido, sempre em projetos internacionais com equipas fantásticas.   

Quanto ao percurso académico, o ISCAL deixou latente a necessidade de aprender sempre mais, o que me levou à conclusão de um Doutoramento em Gestão, com uma tese na utilização de uma metodologia no âmbito dos Preços de Transferência na OCDE, sem o recurso a comparáveis de mercado.

O ISCAL desempenhou um papel estrutural na minha jornada, criando o alicerce para tudo o que viria a seguir em termos profissionais, quer com as componentes de contabilidade quer de fiscalidade. Mas o que realmente surpreende foi a capacidade de visão que o ISCAL teve no desenvolvimento das componentes menos obvias, mas transversais, tais como a música e o desporto.   

No meu caso foi no âmbito da música que complementei os tempos livres, ou seria nos tempos livres da música que complementei com os estudos? Apesar de neste ponto estar em desacordo com os meus pais, acabámos por concluir que o resultado foi muito bom.

Claramente que a qualidade dos professores contribuiu para o interesse que me agarrava às aulas, principalmente porque reconhecia neles, não só a capacidade de ensinar como as carreiras brilhantes que faziam deles exemplos práticos.

Todas estas componentes fazem do nosso ISCAL uma escola de excelência, com um cariz único, berço de profissionais que elevam a nossa profissão e o nosso país aos standards internacionais mais exigentes.

A minha história é apenas um pequeno testemunho das oportunidades que existem além-fronteiras para aqueles que com a determinação e a vontade de se auto desafiarem, serão melhores do que foram no dia anterior.

Não esquecer que somos nós que fazemos o nosso próprio caminho, mas acima de tudo a nossa história.

A passagem pelo ISCAL não dá apenas ferramentas sociais e técnicas, mas para quem quiser arranjar espaço, pode também levar consigo um pouco mais de humildade que nos vai fazer apreciar melhor a vida em conjunto com os irmãos de sangue que ganhámos nesse momento.

“Your time is limited, don’t waste it living someone else’s life”  - Steve Jobs